Quando música, dança e teatro se encontram

De Rent a Glee, pessoas se apaixonam por um tipo de arte que se dá somando outras três

Por Amanda Damasceno

Unir dança, teatro e música, eis a proposta dos musicais. Muitas pessoas são apaixonadas por esse gênero, enquanto outras não conseguem assistir um filme ou teatro musical. Para Anna Clara Batista, publicitária, nos musicais tudo acontece de maneira irreal. “Quando, na vida real, as pessoas saem cantando e dançando por um motivo qualquer? Fora que todo mundo que está passando na rua no momento da cena sabe a letra e a coreografia, mesmo sem conhecer o personagem da história.”

Para Giovanna Damando, estudante de Direito e fã de musicais, é exatamente essa a graça do gênero. A jovem que já foi bailarina diz que seu pai tem um conhecimento vasto sobre música e que isso a influenciou bastante. Além disso,ela adora teatro e filmes. “Logo, nada mais natural que adorar musicais, que unem artes que eu valorizo e admiro.”, comenta.

Também é isso que encanta Amanda Constantino que é atriz e já trabalha há quatro anos com musicais. Ela atuou na montagem do musical infantil Alladin e a lâmpada maravilhosa, e conta que trabalhar nesse gênero exige muito do ator que além da parte teatral, deve saber cantar e, na maioria das vezes, dançar. Mesmo com essa exigência, ela não acredita que há parte difícil em atuar em musicais. “Acredito que quando faz o que se gosta, a parte difícil se torna prazerosa.”, afirma.

Grandes musicais

A paixão da atriz é tamanha que mesmo nunca tendo assistido grandes produções ao vivo no teatro, ela alimenta o sonho de ver quase todas as produções da Broadway e do Moeller e Botelho. Vários filmes e vídeos na internet a fizeram se encantar ainda mais pelo estilo. “Chicago , Rent, Hair, Moulin Rouge, Dançando na Chuva, Mary Poppins e My Fair Lady são os meus favoritos. Também acompanhei o seriado Smash e já assisti Glee.”

Giovanna Damando se diz viciada em Glee, porque o seriado aproximou uma geração de uma realidade artística praticamente intocável. Outra produção musical incrível na opinião do estudante é Mamma Mia!, “quando vi que o filme seria apenas com músicas do ABBA, fiquei em êxtase.” O encanto de Giovanna pelo gênero vem do fato de ele ver beleza na simplicidade, na rotina. “É tudo uma questão de acrescentar trilha sonora na nossa vida! Garanto que é bem mais divertido!” , completa.

Fonte : FIC