Fábrica de um homem só

A comercialização da produção independente de um estudante e artesão

Cadernos artesanais de João Espíndola

Nos últimos meses o pátio da faculdade de Comunicação recebeu uma nova decoração com dezenas de mesas e bancos, lixeiras e vasos de plantas. Junto da novidade estudantes começaram a expor e comercializar produtos artesanais, aproveitando da nova estrutura. Um desses estudantes é João Espíndola que faz Artes Visuais com habilitação em Designer Gráfico e produz cadernos artesanais, semelhantes aos moleskines.

João trabalha com esse tipo de artesanato a três anos, quando por curiosidade e necessidade de um caderno de melhor qualidade, adaptou para materiais atuais, técnicas que pesquisou em antigos livros de encadernação da idade média.

Como artesão, o artista cuida de todo o processo da confecção do caderno “Começa com a aquisição dos materiais: Papéis e papelões, tecidos, linhas, fitas, elásticos e colas. Depois são feitos os cortes dos papéis e tecidos, furação do papel, dobra e costura” conta João, que trabalha paralelamente com a montagem da capa e a finalização do material.

Os cadernos são ecléticos, tanto o material (tecido, papelão rígido, couro) como a temática: Dos mais discretos com textura de papel amassado a ilustrações bíblicas de Jonas e a Baleia ou recortes de uma HQ do Homem-Aranha fazendo rimas e poemas de Vinícius de Moraes.

Para divulgar o material João vai além das mesas do pátio. Participa de encontros de designers, feiras alternativas e recentemente criou a página no Facebook SPINBOOK onde divulga o material “Eu atualizo pessoalmente, às vezes posto fotos dos cadernos e as vezes sobre eventos que participo. A página leva muita gente de outras cidades a conhecer meu trabalho.”

Contato SPINBOOK: Cadernos artesanais

facebook.com/spinbook