Weby shortcut
4884
Jaqueline Barbosa, nômade digital

Nômades Digitais e um novo modo de viver

Jovens ao redor do mundo usam a internet para trabalhar viajando

Por Vinicius de Morais

Nômades. Clark Howard

Crédito / Clark Howard

As revoluções que a internet e as tecnologias móveis proporcionam já são incontáveis e não param de surpreender. Recentemente, diversas pessoas têm percebido que seus trabalhos podem ser feitos não só de casa, mas de qualquer lugar do mundo. Já que não existem mais paredes e mesas os segurando, essas pessoas pegaram as malas e notebooks, e foram fazer do mundo seu escritório.

A maioria pode pensar que ter uma vida viajando é inexequível, mas o que não se tem percebido, é que ter uma vida nos moldes tradicionais das metrópolis é muito caro. As horas no trânsito, transporte, comer fora, e outros gastos são evitados pelos nômades digitais, que também aproveitam promoções, câmbio favorável e a flexibilidade de lugar e horário ao seu favor para economizar.

Geração wireless

Danny Dover é americano, tem 26 anos, e é um nômade digital. Danny, diagnosticado com depressão em 2011, fez uma lista de 150 coisas que gostaria de fazer em cinco anos, largou o emprego em uma stardup de SEO e faculdade de ciências da computação, para conhecer o mundo e realizar sua lista. Hoje ele ganha dinheiro dando curso oline de otimização e marketing digital, escreve para revistas como a Time, consultoria e dando palestras, como a TED. Onde quer que esteja no mundo.

O casal Emmerson Viegas e Jaqueline Barbosa, são nômades brasileiros. Jaqueline conta que "no começo nós tivemos muita pressão de amigos e familiar, mas nada impediu que nos demitissemos e criassemos dois sites de projetos pessoais que acreditamos". Os seus sites sobre relacionamento (Casal Sem Vergonha) e sobre inovação e criatividade (Hypeness), tem mensalmente 7,5 milhões de visitantes, e sustentam a vida peculiar dos dois, que estão nesse momento em Barcelona.

As experiências dos nômades digitais ainda estão sendo construídas e vividas, mas elas são contadas com muito entusiasmo e crença. Para entender mais como funciona a vida desses jovens foi elaborado o Manifesto dos Nômades Digitais, que você pode ler na íntegra. Por esse tipo de inovação a internet pode ser considerada a carta de alforria do século XXI.

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar