avenida brasil

Avenida brasileira ganha o mundo

Dois anos após o capítulo final, saga de Nina e da vilã Carminha estreia na França

Por Vinícius Marques

carminha

Credito: Divulgação TV Globo

Avenida Brasil não conquistou só as terras de origem, um dos maiores sucessos da televisão brasileira de público e de crítica pousou em terras francesas. Em fevereiro o canal France Ô começou a exibir a trama arquitetada por João Emanuel Carneiro e a vida dos moradores do Divino passou a conquistar os franceses.

Em entrevista à Rádio França Internacional, o diretor da programação da France Ô, Gilles Camouilly explicou que um dos motivos da exibição da trama, além do grande sucesso de repercussão, foi à proximidade da Copa do Mundo no Brasil. “A France Ô está focada nesta ideia de abertura do mundo e de mistura de culturas, então, o Brasil é para nós o símbolo daquilo que defendemos na emissora”, explicou.

O Brasil é um dos países do mundo que está ganhando cada vez mais destaque, tanto pela realização de grandes eventos, como o destaque no cenário econômico mundial. A temática da novela aliada a esses aspectos bem como a retração da classe média brasileira foram os fatores para tamanho sucesso.

O último capítulo da trama foi um dos maiores fenômenos de audiência da televisão brasileira, alcançando 51 pontos em média na grande São Paulo. A novela também foi acompanhada ao redor do planeta e chamou a atenção dos principais jornais do mundo.  O Financial Times comparou o final da novela como a decisão de uma Copa do Mundo, Carnaval e outras datas importantes do Brasil. O The Guardian destacou até a mudança da agenda da presidente Dilma Rousseff para assistir o final da novela.

Atravessando fronteiras

Não é de hoje que as novelas brasileiras atravessam continentes. A Escrava Isaura, produzida entre 1976 e 7977 também bateu recordes de transmissão pelo mundo. Da cor do pecado (2004), do mesmo autor de Avenida Brasil, Terra Nostra (1999) de Benedito Ruy Barbosa e O Clone (2001), de Glória Perez, foram exportadas para mais de 100 países.

Avenida Brasil agora está batendo recordes. Nos últimos 10 meses a novela foi exibida em 124 países e dublada em 17 línguas. A novela é fenômeno na Argentina, Uruguai, Equador e México onde a audiência do canal que está exibindo a trama dobrou os índices de audiência. Avenida também foi muito bem recebida na Colômbia, Chile e Portugal.

Segundo a revista americana Forbes, Avenida Brasil é a novela mais rentável da história da Rede Globo. Com um investimento de US$ 91 milhões, até 2012 a emissora havia arrecado mais de US$ 2 bilhões com o folhetim.  A revista Exame realizou um levantamento que mostrou a rentabilidade da novela que também é sucesso nos números.