Weby shortcut
4884

As formigas se cumprimentam?

Os insetos utilizam os sensores localizados na antena para se comunicar e localizar 

Por Kamila Monteiro 

Você já percebeu que as formigas parecem se cumprimentar quando se aproximam umas das outras? Pois bem existe uma explicação lógica para essa atitude. Quando as formigas andam em fila elas utilizam de um sensor para se comunicar umas com as outras. Esse sensor está localizado na antena desses animais.

As formigas produzem uma mistura química conhecida como feromônios, que é produzido por meio de estruturas glândulas e se localizam nas antenas. Além da comunicação, o feromônio também é utilizado para sinalizar o caminho que deve ser percorrido pelas outras formigas, auxiliando na direção.

A produção química das formigas também serve para evitar que as outras companheiras não percam durante no caminho. Tanto que quando algum objeto cai na trilha da formigas, ou alguém interfere no caminho, os insetos demoram um tempo para se reorientar novamente.

Um fato interessante sobre as formigas relacionado a comunicação envolve o reconhecimento que as companheiras de ninho devem ter sobre as outras. As formigas trabalhadoras devem sempre manter contato com as que ficam no ninho para evitar que algum intruso entre no formigueiro. Mesmo que seja outra formiga. A revista superinteressante possui alguns artigos relacionados a vida das formigas realmente interessantes.  

Outra curiosidade é que as formigas infectadas também se comunica com as outras. Elas liberam um feromônio comunicando que estão infestadas por alguma doença ou fungo. Com isso esse inseto é expulso da colônia e por consequência acaba morrendo, pois as formigas são incapazes de sobreviver sozinhas. Além disso, nenhum formigueiro aceitaria uma formiga de outra espécie em seu ninho.  

O fotografo, Andrei Pavlov é conhecido por executar fotos extraordinárias com formigas. Em fevereiro de 2012 o fotografo disponibilizou o último trabalho intitulado “O fabuloso mundo das formigas” que possui 28 fotos Formidáveis. Detalhe, Pavlov não utiliza photoshop. Até a escritora Lygia Fagundes Telles já escreveu algo relacionado aos pequenos animais. A crônica denominada de As Formigas.

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar