Os números atrás das porteiras

Pesquisa mostra retrato do agronegócio brasileiro e traça expectativas de produtores agropecuários em relação ao setor

Por Vinícius Marques

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) criaram o Índice de Confiança do Agronegócio Brasileiro, o IC Agro. Esse índice apresenta informações sobre econômica brasileira e o agronegócio pelas percepções de quem está ligado ao segmento: produtores agropecuários, cooperativas e indústrias ligadas ao setor. O levantamento vai ser feito trimestralmente e é um retrato sobre o agronegócio e o ambiente econômico em geral.

Em uma escala que varia de 0 a 200 pontos, 97,5 dos produtores agropecuários estão confiantes em relação ao setor no Brasil. Esse número se deu devido a preocupação com o aumento da incidência de pragas e doenças, legislações mais rigorosas e falta de trabalhadores qualificados. Apesar dos seguidos anos de preços internacionais mais atrativos esse conjunto de fatores impactaram negativamente os custos de produção.

Mais da metade dos produtores rurais (58,3%) demonstraram insatisfação com o Governo Brasileiro em relação a investimentos em infraestrutura e logística para escoamento da produção. Por outro lado, os produtores valorizam e acreditam que centros públicos de pesquisa como a Embrapa e as universidades auxiliam com tecnologias para suas atividades.

Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf o IC Agro ém um material de referência que pode ser usado para auxiliar a tomada de decisões das indústrias, empresários e cooperativas. "Por outro lado, ele também pode ser usado pelo governo como um termômetro já que permite apontar as necessidades de implementação e melhoria de políticas públicas para o setor", explicou.

Para os próximos dez anos os índices atuais apontam para um mercado internacional de consumo em expansão cada vez mais exigente. É o que mostra o documento Projeções do Agronegócio Brasil, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), todos os dados do estudo indicam uma relevância cada vez maior do Brasil no cenário mundial de fornecimento de alimentos.

Fonte : FIC