Weby shortcut
4884

Redes sociais como ferramenta de difusão de ideias

Sites de relacionamento contribuem na organização de movimentos sociais e propagação de ideologias. 

Por Wanderson André

Com a popularização da internet as ações coletivas do novo milênio tem se configurado através das redes sociais. O descontentamento da população brasileira em relação aos representantes políticos é explicito nos sites de relacionamento, principalmente por parte dos jovens. As manifestações populares são divulgadas inicialmente na internet e transcendidas em praças públicas.

A internet por ser um campo diversificado, proporciona ao internauta interação com os mais variados tipos de pessoas. Por conta disso, debates têm acontecido nas redes sociais e fóruns abertos. A socióloga Ilse Scherer diz em seu dossiê sobre movimentos sociais que “o diálogo em locais como este não é isento de conflitos”. O confronto das reivindicações e lutas contribui para uma luta plural na busca por solucionar os problemas que mais assolam o país.

Reivindicações

As articulações feitas protagonizam medidas em prol dos menos favorecidos. Portanto, é evidenciado reivindicações para a superação da exclusão social, que visam à transparência do poder público e maior envolvimento da população nas decisões que afetam o coletivo. A difusão de ideias na rede só é possível graças á liberdade de expressão, a internet oferece condições para que um processo reflexivo aconteça.

Desde a realização do evento teste para a copa do mundo no Brasil, a Copa das Confederações, movimentos sociais tem demonstrado sua insatisfação em relação aos gastos nos estádios. Praticamente todos os protestos de junho de 2013 foram articulados pela rede. Os organizadores temem por novos acontecimentos durante a realização da competição em junho deste ano. Jovens perceberam a eficácia dos sites de relacionamento na realização de protesto contra as maiores deficiências da nação.

     

Listar Todas Voltar