Acesso à internet transforma educação

Possibilidades proporcionadas pela rede vêm modificando o conhecimento dentro e fora da sala de aula

por Marina Romagnoli

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e as tecnologias necessárias para que ela seja utilizada estão cada vez mais avançadas e acessíveis. De acordo com o relatório anual da União Internacional de Telecomunicações, lançado em outubro desse ano, a banda larga móvel é o segmento que mais cresce do mercado mundial da Tecnologia de Informação e Comunicação.

Segundo o estudo até o final deste ano, aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas estarão conectadas à Internet. Com essa socialização da internet o acesso à informação está cada vez maior e por isso vêm ocorrendo transformações sociais. Uma delas é o vínculo entre tecnologia e ensino.

Como afirmou o professor aposentado de Novas Tecnologias na USP, José Manuel Moran, em uma palestra na UFPel, educar é um processo complexo e não é somente ensinar ideias. Ele afirma ainda que as tecnologias podem mudar a posição do aluno nos processos de aprendizagem.

Esses processos passam a ser participativos e investigativos, fazendo com que o aluno pesquise, mude a atitude de consumidor de informação, e que não espere que só o professor fale tudo. O professor passa a propor questões, situações, buscar experiências com os alunos.

Inovação

Foi com essa ideia de estimular os alunos ao estudo utilizando como suporte a internet que omestre em História pela UFPE,Paulo Alexandre Filho, criou, ou melhor recriou a Segunda Guerra Mundial. O professor de história reorganizou o conflito como se fossem atualizações na rede social Facebook.

Cada perfil correspondia a um país ou representante e os posts a diálogos entre as nações utilizando tom bem humorado e assim, atraindo a atenção dos estudantes. Em entrevista ao jornal O Globo, Paulo Alexandre Filho afirma que tem como estratégia para chamar a atenção e facilitar a interação com os alunos durantes as aulasalgum tipo de interpretação ou de brincadeira.

Fonte : Fic