Weby shortcut
4884
12345MARCO

Governo brasileiro não quer que preço de data centers seja um problema

Questão diz respeito ao Marco Civil da Internet, que está em tramitação e visa regulamentar o uso da internet no Brasil

Neste ano, em parceria com mais de 2 mil usuários brasileiros de internet, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) apresentou o projeto de lei chamado Marco Civil da Internet. A iniciativa tem o objetivo de estabelecer normas de utilização para a internet no Brasil, mas no sentido de tornar a situação dos internautas do país mais justa.

A questão atual é o fato de que, para atender a diferentes partes deste projeto de lei, como a preservação da intimidade e guarda de registros, por exemplo; as empresas estrangeiras que trabalham no mundo online precisam contar com um data center em solo brasileiro, assim como já acontece em outros países.

Obstáculo

Acontece que a grande parte das companhias alega que construir uma estrutura dessas no Brasil é algo muito caro. A intenção do governo federal não é de taxar essas empresas, tanto que os impostos cobrados já foram suspensos.

A intenção disso é a de que as duas partes cheguem a um acordo, mas há o que foi definido como desculpas técnicas para a não implantação de data centers. Em suma, se as coisas funcionarem exatamente como o prometido, o PL 2126/11 tem tudo para revolucionar a internet brasileira e estreitar ainda mais o ciberespaço com o mundo físico. Ele transpõe nossos direitos civis para o território digital e, transformará o Brasil no primeiro local que implantou um conjunto de leis para proteger a cidadania e democracia. Só nos resta esperar para ver.

Fonte : FIC

Categorias : Ciência e Tecnologia

Listar Todas Voltar