academias

MMA vira febre nas academias goianas

Lucro com o esporte já é de mais de 30% para as empresas e estudo aponta superação da modalidade até pelo futebol

Por Magno Oliver

As Artes Marciais Mistas, mais conhecidas como MMA, literalmente ganharam a preferência dos goianos nos últimos anos. Com o sucesso de Anderson Silva, Júnior Cigano, Vitor Belfort e os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro na maior franquia da modalidade, o UFC, a procura pela prática do esporte tem crescido cada vez mais nas academias da Capital. A modalidade é interesse de muitos, seja por condicionamento físico, por hobby ou pela conquista de uma boa forma física.

Uma pesquisa da consultoria Deloitte chamada “Muito Além do Futebol – Estudo sobre esportes no Brasil”, divulgada em setembro do ano passado, apontou que as artes marciais crescerão 16% no país nos próximos anos. O único esporte a superá-las é o rúgbi, mas com apenas um ponto percentual a mais. Nem mesmo futebol, vôlei, basquete e o ascendente futebol americano possuem a mesma expectativa de crescimento como o MMA.

Atualmente, a modalidade de combate passou por padronização reunindo vários golpes de lutas marciais utilizando punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização e deve ser regulamentada no Brasil. O campeão de Wrestling (um tipo de arte marcial) e MMA, Renato Sobral, o “Babalu”, destacou que o volume de academias focadas em artes marciais mistas está em expansão no país. “ No Brasil, ainda temos poucas academias especializadas em lutas, mas certamente aos poucos vamos ter novos empreendimentos atuando nesse segmento”, completou.

Circuito Fight

A Professora de Circuito Fight e Muay Thai, Marisa Rodrigues Silva, alega que 90% do público em suas aulas é feminino. “O Circuito Fight é uma aula que mistura o Crossfit e as Artes Marciais do MMA. Ele exige condicionamento físico puxado e é febre nos lugares em que leciono”, reforça a treinadora.

Leonardo Gonçalves, professor de MMA em Goiânia, afirma que o lucro para sua escola de exrecícios e também de vários colegas de trabalho cresceu em 37% do fim do ano passado até agora. “A menina dos olhos de uma academia agora não é mais a musculação. Com o condicionamento que as aulas de MMA traz, o emagrecimento e boa forma são garantidos e aqui eu tenho horários com lista de espera”, completa.

O MMA é definido como uma modalidade de luta onde os praticantes não precisam seguir um estilo específico de arte marcial. Vem daí o nome “técnico” do esporte: Mixed Martial Arts (Artes Marciais Mistas). O esporte possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe ou técnica das mais diferentes artes marciais como o boxe, jiu-jítsu, caratê, judô, muay thai, entre outras. O bom lutador é aquele que domina boa parte dos principais golpes de uma grande variedade de artes marciais e sabe aplicá-los no momento certo.

Acessibilidade

As academias oferecem o esporte nas categorias amadores e avançado. “De cada 30 alunos que procuram os cursos na área de MMA, 29 buscam para emagrecimento, por questões estéticas, de condicionamento físico e um para o treinamento profissional.”, afirma a professora.

Nos cursos para amadores, as lutas não chegam ao extremo e é até possível aprender apenas as técnicas, sem contato físico. Por isso, há turmas que contam com mulheres e jovens que buscam benefícios físicos como a melhora no condicionamento cardiovascular, na resistência e no alongamento, em aulas que podem queimar cerca de mil calorias em uma hora e meia.

A maioria dos que procuram as aulas quer distância dos tatames de competição. “Cerca de 85% de nossos alunos não estão interessados em se profissionalizar”, calcula Manoel Olegário, instrutor de MMA e professor de Muay Thai. Na academia aberta por ele, o esporte inaugurado há cerca de seis meses, já têm fila de espera, e duas novas turmas devem ser criadas nas próximas semanas. O instrutor quer ir além e afirma que pretende investir R$ 38 mil para construir um octógono idêntico ao dos torneios oficiais do UFC.

Fonte : FIC

Categorias : Esporte