Weby shortcut
4884
crossfit

Crossfit ganha novos adeptos

As pessoas perceberam que a melhor maneira  de estar com um bom nível de condicionamento físico é praticar esporte 

 Por Lohany Arnos

Crossfit é o termo criado pelo técnico Greg Glassman para definir o sistema de treinamento criado por ele, que tem como objetivo deixar os praticantes preparados para qualquer tipo de situação. O sistema randomicamente mistura movimentos ginásticos, levantamento de peso e metabólicos, como corrida, remo e pular corda. Com o objetivo de deixar o atleta pronto para tudo.

O treinamento funcional é a essência do crossfit, um esporte que utiliza o método de treinamento físico com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou ao desempenho e prevenção de lesão muscular.

A preparação física do crossfit se utiliza de três conceitos para avaliar e chegar ao condicionamento físico, cada vez mais com novos adeptos Tanto em casa como em academias especializadas.Cada conceito é baseado em uma área diferente de conhecimento, para no final chegar a um consenso que leve ao método de treinamento adequado.

A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.Quanto mais competente em cada uma das modalidades da crossfit, mais condicionado o atleta estará. Ou seja, um bom programa de treinamento deve conter exercícios que desenvolvam cada uma dessas aptidões físicas.

O vendedor Tugart Araújo pratica a modalidade em casa, já que o crossfit é um esporte que pode ser exercitado em praticamente qualquer lugar e não requer muitos aparelhos. Sendo também que a proposta é o “excesso de movimento a fim de maximizar as perdas”, ressalta.

Conceitos

O primeiro conceito é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas conhecidas pela sociedade mundial de fisiologistas do exercício, que podem ser melhoradas através de adaptações neurológicas ou orgânicas. São elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.

A Administradora de Empresas, Priscilla Gaia, conta que desde que começou a praticar o esporte ela percebeu uma maior disposição e condicionamento físico. Uma melhora da saúde em seu todo. Já o vendedor Tugart Araújo diz que com a pratica dessa modalidade foi possível notar um ganho de fôlego, disposição e perda de peso comentam.

O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira aleatória, ou seja, poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Este conceito vai ser medido a partir da sua capacidade de fazer alguma tarefa em relação a você mesmo  ou a outras pessoas. Seguindo essa idéia, o modelo de treinamento basea-se em exercícios funcionais feitos em relativa altas intensidades e constantes variações.

Tugart Araújo tornou-se adepto da modalidade com a intenção de perder peso. Já Priscilla Gaia começou a praticar o esporte pelos cuidados básicos com a saúde. A repetição  de padrão de treinamento, tipo de exercício e padrão de movimento leva o atleta a se adaptar, o que vai totalmente contra a idéia do “ready state”, ou seja, estar preparado para qualquer evento a qualquer momento da sua vida diária.

Fonte : FIC

Categorias : Esportes

Listar Todas Voltar