Weby shortcut
4884

O que é osteoporose?

A doença tende a crescer nos próximos anos e preocupa principalmente as mulheres

 

Por Cibele Portela

A osteoporose é uma doença que atinge um em cada cinco brasileiros. O problema, que é mais comum nas mulheres, tende a aumentar nas próximas décadas. A doença é silenciosa e em geral não incomoda o paciente até que ele tenha a primeira fratura.

No último dia 20 foi comemorado o dia de conscientização a população sobre as formas de combate à osteoporose. Segundo o médico ortopedista Monres José quem sofre com a doença perde a qualidade e a densidade mineral dos ossos. O médico afirma ainda que a osteoporose não apresenta sintomas.

Joana Cardoso, de 54 anos conta que levou um choque ao ser diagnosticada com osteoporose. “Cheguei a pensar que eu nunca mais poderia andar”, explica. Joana descobriu a doença antes de ter a sua primeira fratura.

O tratamento para a osteoporose é multidisciplinar. O paciente precisa tomar medicamentos, praticar exercícios físicos, seguir uma dieta balanceada rica em cálcio e tomar sol. O ortopedista garante que o sedentarismo é um fator de risco para a doença. “Atividades físicas são importantes, pois previnem a doença, já que estimulam a criação de um novo tecido ósseo”, afirma Monres José.

Especialistas afirmam que mulheres que estão na menopausa devem procurar um médico para que realizar exames de densitometria óssea, o que favorece um diagnóstico precoce. É importante salientar que a doença tem um importante fator genético que desencadeia o problema.

A osteoporose é a principal causa de fraturas em idosos e apesar de ser rara, também pode atingir os jovens. Para o médico é importante que a doença seja prevenida desde a infância.  

Fonte : FIC

Categorias : Saúde

Listar Todas Voltar