Weby shortcut
4884

Dia Nacional da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi instituído como O Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares. Zumbi representou a luta da população negra contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. O líder do Quilombo dos Palmares morreu exatamente no dia 20 de novembro do ano de 1695 em combate, defendendo seu povo e sua comunidade.

Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira.

Zumbi

Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado de Alagoas. Ele era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo.

Foi batizado com o nome de Francisco e aos 10 anos sabia escrever em português e latim. Aos 15 anos fugiu em busca de suas origens, voltou para o quilombo dos Palmares, onde adotou o nome de Zumbi. No quilombo, derrotou a expedição de Jacome Bezerra e foi ferido em conflitos contra as tropas de Manuel Lopes Galvão e Domingos Jorge Velho.

 

Fonte: FIC

Categorias: Cultura