Ensino Superior cresce no Brasil

Número de matrículas no Ensino Superior aumenta 81% em 10 anos

A quantidade total de matrículas no ensino superior brasileiro cresceu de 81% entre 2003 e 2012. Há dez anos, o Censo da Educação Superior registrava 3.887.022 matrículas, e esse número subiu para 7.037.688 na edição mais atual do levantamento.

As estatísticas e microdados referentes a 2012 foram divulgados o fim do mês passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento do ano de 2013 ainda está sendo apurado.

Os mais de 7 milhões de universitários brasileiros estão distribuídos em 31.866 cursos oferecidos por 2.416 instituições (sendo 304 públicas e 2.112 particulares). O total de estudantes que ingressaram na educação superior no ano passado chegou a quase três milhões.

A expansão de matrículas nos cursos tecnólogos tem puxado esse crescimento nos últimos quatro anos, com um aumento de 51%. Esses cursos costumam ter duração mais reduzida e currículo mais prático focado na preparação do mercado de trabalho, e por isso tem atraído mais adeptos.

Segundo o Censo de 2012, há 5.969 cursos tecnólogos no Brasil, sendo 18,7 % deles em instituições públicas e 81,3% em instituições privadas.

Interior

A expansão de instituições foi proporcional, crescendo 58,7% nesses dez anos. As ações do governo federal para expandir a oferta de vagas nas universidades federais começaram em 2003 e foram oficializadas em 2007. Com isso, o número de universidades federais subiu de 45 para 59, privilegiando as regiões do interior dos estados.

Mesmo com o aumento do número de instituições, a quantidade de matrículas na rede pública do ensino superior ainda é minoria no Brasil. Segundo o Ministério da Educação, ano passado, oito em cada dez novos alunos se matricularam em instituições particulares de ensino superior, que cobram matrícula e mensalidade.

Das instituições particulares também derivam 77% dos diplomas emitidos a formandos do ano passado.

Fonte : FIC

Categorias : Educação