Weby shortcut
4884

Comunicação e Responsabilidade Social

Jornalista da Tv Globo, Vera Iris, afirma que é dever do jornalista promover o pensamento crítico

Por Grace Shelem

 

Muito se fala na mudança do jornalismo com chegada da Internet. Nos primeiros anos, os textos dos jornais impressos eram apenas copiados para o ambiente virtual. Hoje, os editores já perceberam a necessidade de adaptar a linguagem para essa nova mídia. Mas se existe algo que não mudou com o advento das mídias digitais, esse algo é o papel social do jornalista.

A correria de uma sala de redação, a instantaneidade da internet, ou a pressão do ao vivo na Tv, não devem ser motivos para o profissional deixar de lado valores como inteligência, criatividade e responsabilidade. A Gerente de Desenvolvimento do Jornalismo da TV Globo, Vera Iris Paternostro, afirma que para o jornalista se destacar na profissão é preciso abandonar essa desculpa cômoda.

 

JJ: O conhecimento científico é valorizado no mercado de trabalho?

Vera Iris: Eu penso que o conhecimento científico é muito importante, pois dá uma base, uma estrutura ao conhecimento técnico operacional. Sentimos que os novos profissionais, ainda estagiários, que possuem um saber mais amplo, uma formação mais teórica, terão consequentemente um resultado melhor no trabalho quando aplicá-lo na prática. Ele saberá pensar melhor.

 

JJ: Como você vê o campo da comunicação nos outros estados brasileiros, excluindo São Paulo e Rio de Janeiro da lista?

Vera Iris: Penso que atualmente o mercado de trabalho em outros estados está crescendo, inclusive porque o avanço de novas mídias e principalmente a Internet abriram um campo até então inexistente. Isso é ótimo e deve ser aproveitado pelos estudantes de outros estados.

 

JJ: Você poderia fazer uma interligação entre os itens “Inteligência, Responsabilidade Social e Criatividade”.

Vera Iris: Esses temas devem estar permanentemente nas metas do trabalho jornalístico do mundo atual. Nossa profissão é necessária não somente na divulgação da informação, mas também como um dos alicerces da construção do conhecimento. É também dever do jornalista usar a inteligência e a criatividade para provocar e estimular a busca do pensamento cítrico e do discernimento. Jornalistas tem uma responsabilidade social muito mais ampla do que podem acreditar.

 

JJ: Qual (ais) desses itens você considera mais importante para no profissional jornalista?

Vera Iris: O trabalho do jornalista vem mudando pela própria mudança do mundo moderno. Hoje em dia, as informações chegam muito rápido, são ágeis, temos instantaneidade e imediatismo de informações. Nesse ponto, o jornalista começa também a ampliar seu escopo de trabalho e por isso responsabilidade social é um fator que está fortemente ligado ao profissional de hoje. Não deixando de lado a criatividade e claro a inteligência.

 

JJ: Você acha que é possível praticar todos esses valores citados acima na correria diária de uma sala de redação?

Vera Iris: Pode ser se o profissional estiver determinado a buscar um diferencial na profissão. É cômodo e fácil passar por cima de valores com a desculpa da correria de uma redação. Penso, porém, que se faz necessário manter uma linha de conduta buscando sempre aprimoramento pessoal e profissional, seguindo seus valores.

 

JJ: Quais as mudanças que o acesso cada vez mais fácil à informação causou no fazer jornalismo?

Vera Iris: O jornalista hoje é jornalista 25 horas por dia, tem que estar muito mais atento, muito mais preocupado com a checagem dos fatos e das informações, tem que ser ágil e desenvolver sua sensibilidade jornalística mais do que em outras épocas. A disputa pela informação está bem maior, bem mais acirrada, o profissional precisa saber ( aprender ) lidar com isso.

 

JJ: Qual a importância das Tv’s comunitárias no Brasil?

Vera Iris: As TVS comunitárias tem importante função num país como o nosso, com imensas distâncias em todos os sentidos. Elas podem, se bem realizadas, se tornarem o necessário fator de integração e de formação da sociedade - possibilitando um desenvolvimento mais igualitário da população

 

Fonte : Fic

Listar Todas Voltar