Weby shortcut
4884
Ladies of Helltown por Lucas Red

Sem medo de quebrar a unha

Esporte feminino americano ganha espaço e adeptas ao redor do globo

Por Laura Machado

Surgido durante a década de 30 nos Estados Unidos, o Roller Derby é um esporte de contato tradicionalmente feminino praticado sobre patins quad (quatro rodas paralelas) que tem se popularizado e conquistado espaço por todo o mundo. Ladies of Helltown é o nome da liga pioneira do esporte no Brasil, fundada em 2007. Hoje existem 32 ligas brasileiras registradas, algumas ativas, outras não. Com pouco mais de um ano de existência, a Midwest Butchers (antiga Rodeo City Rollers) é a primeira liga de Roller Derby de Goiás.

Em 2009 foi lançado o filme Whip It (Garota Fantástica), estrelado por Ellen Page e dirigido por Drew Barrymore, que ajudou bastante na divulgação e consequente crescimento do esporte. Atualmente, o Roller Derby conta com mais de 900 ligas espalhada pelo mundo e regulamentadas pela WFTDA (Women’s Flat Track Derby Association ou Associação de Derby Feminino em Pista Plana).

Pelas patinadoras, para as patinadoras

Basicamente, o jogo consiste em dez jogadoras – cinco de cada time (1 pivô, 3 bloqueadoras e 1 atacante) – patinando em uma pista oval enquanto bloqueiam suas rivais e disputam pontos. Por ser de um esporte de contato, é necessário usar equipamentos de proteção, os indicados são joelheira, cotoveleira, proteção de pulso, bucal e capacete.

Não existe um biótipo específico para a prática do esporte e grande parte patinadoras começam sem saber patinar ou ter os patins adequados, tudo é aprendido e mudado com a prática. Existe um mundo próprio dentro desse esporte peculiar, um mundo tolerante e cabeça aberta. Exemplo disso é a Vagine Regime, comunidade internacional que tem como objetivo unir patinadoras gays, bissexuais, transexuais e simpatizantes.

O Roller Derby depende do empenho e interesse de quem se propõe a praticá-lo, seguindo a filosofia “DIY – Do It Yourself (Faça Você Mesmo)”. Segundo a WFTDA, “as patinadoras são proprietárias primárias, gestoras e/ou operadoras de cada liga que é parte da associação”. Alguns hábitos característicos das praticantes desse esporte são escolher um derby name, o “nome de guerra” usado em jogos, e uma derby wife, a melhor amiga e parceira dentro do próprio time.

Campeonatos

A primeira Copa do Mundo de Roller Derby aconteceu em Toronto, no Canadá, em dezembro de 2011 e foi organizada pela revista especializada Blood & Thunder. Dentre os 13 times participantes estava a seleção brasileira recém-formada, que ficou em 12º lugar no ranking final. O 1º Brasileirão de Roller Derby aconteceu em 2012 no Rio de Janeiro, tendo a liga Sugar Loathe Derbygirls como anfitriã, e o 2º acontece em novembro próximo em São Paulo. Em agosto deste ano aconteceu o Primeiro Torneio Latino Americano de Roller Derby, do qual duas ligas brasileiras participaram, as paulistas Ladies of Helltown e Gray City Rebels.

Fonte : Fic

Listar Todas Voltar