Cotidiano na tela

Os vídeos de bolso se disseminam rapidamente e no Brasil existem  projetos que impulsionam o uso de mídias portáteis como expressão

Por Águita Araújo

Uma nova modalidade de produção audiovisual vem ganhando espaço. Os vídeos de bolso são qualquer vídeo, com pouca duração, feitos por uma câmera de vídeo ou celular, webcam, animação, fotos, qualquer forma de se registrar o dia-a-dia.

Muitos desses aparelhos possuem um custo relativamente baixo, quando se leva em consideração o preço de câmeras filmadoras profissionais, e são facilmente manuseáveis. Essas características tornam popular o registro do cotidiano.

Dentro dessa modalidade existem vários gêneros e formatos, entre eles o videoblog, o vídeo arte e os diários de viagens.

Câmera cotidiana

O artista em midia Nacho Durán criou o primeiro videoblog de América do Sul em 2003. Atualmete ele coordena o Circuito Câmera Cotidiana, rede goiana de experimentação. O circuito tem o objetivo de capacitar professores de escolas públicas e pontos de cultura, para a produção audiovisual voltada às novas tecnologias.

Nacho Durán afirma que sua revolução atual é a educação “Percebi que a educação precisa das minhas forças, das minhas experiências artísticas e tecnológicas”. Nacho ressalta algumas habilidades básicas que as escolas poderiam ensinar: como publicar em um blog, criar um mapa, como gravar um áudio e fazer um vídeo.

Telinha de Cinema

O projeto Telinha de Cinema tem como essência o curso de vídeos de bolso e trabalha com adolescentes de escolas públicas. Em Goiânia o projeto está sob coordenação do Aluísio Cavalcante, presidente da ONG Casa de Árvore.

A ação com os adolescentes tem o objetivo de desenvolver possessos de aprendizagem e trabalhar o letramento digital.

Aluísio Cavalcante afirma que o principal efeito do projeto é a aprendizagem da autonomia, “são eles os principais responsáveis pelo itinerário de aprendizagem”. Além da dimensão vocacional, na qual eles experimentam atividades sobre as novas profissões relacionadas à cibercultura.

Fonte : Fic

Categorias : Mídia