alimentos orgânicos 3

A saúde do planeta depende da sua alimentação

Alimentos orgânicos contém o dobro de nutrientes dos alimentos comuns e contribuem para o equilíbrio ambiental

Por Lorraine Carla

Atualmente o Brasil é maior consumidor mundial de agrotóxicos, cerca de um terço dos alimentos consumidos pela população está contaminado por esses insumos artificiais, de acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

Uma possível solução para diminuir esse consumo é a produção de alimentos orgânicos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário no Brasil a Agricultura Orgânica vem crescendo, mais de 50 mil agricultores brasileiros optaram por cultivar esse tipo de alimento.

O alimento orgânico é conhecido normalmente por ser um produto livre de agrotóxicos, isso é fato. Embora esse produto deva obedecer a outras regras para ser autenticamente orgânico. Segundo o Presidente da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica de Goiás (ADAO - GO) Mariano Alejandro Parejo o cultivo desses produtos se diferencia dos convencionais em três aspectos: sustentabilidade social, responsabilidade ambiental, e a própria produção.

Esse trabalho exige que todos os funcionários sejam registrados e que todas as propriedades tenham reserva legal.  “A questão não é usar ou não usar o agrotóxico, tem toda uma questão de sustentabilidade por trás do alimento orgânico.”

No cultivo desses alimentos o produtor não pode fazer uso de defensivos agrícolas e também adubos químicos, apenas adubos orgânicos, como esterco. “Os nossos defensivos são mais repelentes do que inseticidas”, explica Parejo. Além disso, é proibido durante o processamento do alimento o uso de radiações ionizantes que são responsáveis pela produção de substâncias cancerígenas como o benzeno e formaldeído e o uso de aditivos químicos sintéticos como corantes e aromatizantes.

Alimentos orgânicosMariano Alejandro Parejo é presidente da ADAO – GO, associação que uni produtores de alimentos orgânicos com consumidores interessados nos produtos

Sustentabilidade

Além de ser um produto de maior qualidade e ser saudável, os alimentos orgânicos contribuem para o equilíbrio ambiental. O não uso de agrotóxicos ajuda na preservação da qualidade da água usada na irrigação. O lençol freático e o solo permanecem livres de substâncias tóxicas. O manejo do solo nesse tipo de agricultura é mínimo e isso contribui para manter a fertilidade, evitando erosões e degradação.

Segundo o professor da escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás, Paulo Marçal Fernandes o maior cuidado com o solo na produção de alimentos orgânicos contribuem para o surgimento de frutos de maior qualidade. “A gente trata o solo como uma entidade viva, cuidamos bem dele e ali temos o desenvolvimento das plantas de forma mais equilibrada, e essas plantas vão produzir frutos mais saudáveis.”

O presidente da ADAO – GO afirma que o consumo e produção de orgânicos é uma questão de consciência. Na produção convencional os trabalhadores que lidam com os alimentos contaminados com aditivos químicos são expostos e envenenados pelo produto.

Segundo Mariano Alejandro devemos pensar além do imediato e levar em conta todos os aspectos negativos do uso dessas substâncias. “Se eu estou comendo um alimento, e a pessoa que produziu teve que se envenenar para me servir, eu fico um pouco culpado.”

Confira aqui onde comprar produtos orgãnicos

Fonte : FIC

Categorias : meio ambiente