Weby shortcut
4884

Wicca

Conheça a religião neo-pagã que mais tem crescido no Brasil

O Halloween (ou Dia das Bruxas) é um evento tradicional e cultural que ocorre no dia 31 de outubro, e se dá principalmente em países de língua inglesa, tendo como base e origem as celebrações dos antigos Povos Celtas do século 3. Contudo, as “bruxas” não estão presentes apenas durante essa data. Os praticantes de Wicca carregam essas tradições até hoje.

Wicca é uma religião influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia). Seus seguidores são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos, e a figura feminina é mais valorizada. Seu nome deriva da palavra inglesa witchcraft, que significa bruxaria.

Bowelorys Vieira, um praticante goiano de Wicca, explica que o movimento que surgiu no século 20, baseada em religiões politeístas pré-cristãs. “O principal aspecto da Wicca é a adoração aos deuses, no principio masculino (deus Conífero) e feminino (deusa Mãe), sempre em equilíbrio, além das celebrações dos ciclos da natureza e todas as formas de vida e energia.”

Os wiccanos comemoram a Roda do Ano, que é composta de oito festivais que representam o ciclo da vida, as passagens das estações do ano e fertilidade. “Nessas comemorações nós nos reunimos perante o altar e celebramos festas em honra aos deuses e a natureza. Também agradecemos e oramos para que os deuses abençoem a nós e nossos entes queridos”, descreve Bowelorys.

O Hallowen especificamente não faz parte das comemorações dos wiccanos. Mas há uma real festa pagã que ocorre no mesmo dia, chamada “Samhaim”, que representa na roda do ano a morte do deus e a chegada do inverno.

Bowelorys também diz que a Wicca não é difundida na sociedade devido a intolerância religiosa. “Apesar disso, nosso coven [nome dado a um conjunto de bruxos que se unem] nos assumimos como pagãos perante a sociedade e divulgamos nossa cultura em todos os meios de comunicação disponíveis.”

Ainda assim, a Wicca é a religião neo-pagã que mais tem crescido no Brasil. Segundo o censo de 2010 do IBGE, há aproximadamente 300 mil wiccanos no país. Em 2000, esse número não chegava a 173 mil. A maior concentração de praticantes fica na região sudeste. O crescimento também é registrado em todo o mundo, especialmente no hemisfério norte.

Fonte : FIC

Categorias : Curiosidades

Listar Todas Voltar