ufg rugby

UFG oferece ensino de rugby

Modalidade terá pagamento semestral e com orientações de professores da Faculdade de Educação Física

Por Magno Oliver

UFG oferece ensino de rugby

A Faculdade de Educação Física (FEF) apresenta sua mais nova modalidade esportiva, o rugby. As ações do esporte reúnem duas dimensões do processo de ensino-aprendizagem: na iniciação esportiva para jovens e adultos e também no aperfeiçoamento e treinamento desta modalidade. O projeto é aberto a toda a comunidade acadêmica e também à comunidade externa à Universidade.

A novidade foi aceita e gerou interesse de muitos alunos de outros cursos da universidade. Matheus Filipe, estudante do curso de Direito se mostrou disposto a conhecer mais sobre esse esporte e trouxe mais colegas de faculdade para se matricularem. “Essa modalidade aumenta o número de esportes para o campeonato InterUFG, além de incentivar o exercício dessa prática que tem pouca visibilidade no estado”, afirma.

Fernanda Andrade, estudante de Relações Públicas, afirma que a inserção da modalidade na Faculdade de Educação Física é uma ótima iniciativa. Ela vê com grande expectativa o crescimento dessa modalidade na Universidade e no Estado. “ O rugby está crescendo bastante na nossa capital e ganhando muita visibilidade com os campeonatos realizados aqui. Ter esse esporte na UFG dará uma visibilidade maior, além de estimular as pessoas a virem praticá-lo”, reforça.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Extensão da Faculdade de Educação Física, no Campus 2 Samambaia. A taxa é de R$ 65,00 por semestre. A inserção desta atividade no programa de esportes da FEF foi fruto de uma grande mobilização dos graduandos do curso de licenciatura e bacharelado em Educação Física que praticam o esporte.

O UFG Rugby Clube, o time da universidade composto por acadêmicos, está em processo de estruturação de equipes masculinas e femininas, para participarem de campeonatos regionais e de nível nacio nal. Os treinos de rugby ocorrem às 16 horas no campo da FEF, às segundas, quartas e sextas-feiras. Neste esporte o jogo é composto por dois tempos. Para jogar, não existe um tipo físico ideal.

Por dentro da história

O rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico e por ser jogado com uma bola oval. A modalidade teve origem na Inglaterra em período próximo ao surgimento do futebol moderno, possuindo algumas características em comum, como a realização do jogo entre duas equipes em um campo e a condução da bola para a linha do gol. Apesar desta proximidade, a forma de jogo é bastante diferente, sendo que no rugby a condução da bola é feita com as mãos.

No esporte há um forte contato físico, já que o atleta que conduz a bola pode ser derrubado, o chamado Tackle. Este aspecto da modalidade requer dos jogadores um elevado espírito de respeito às regras para jamais tentar machucar o adversário. O juiz nunca é questionado e só o capitão do time pode dirigir a palavra ao árbitro.

A marcação de pontos ocorre pelo chamado try, a jogada ocorre quando um atleta consegue apoiar a bola no chão dentro da “área de validação” adversária ou através de chutes nos postes, o gol, que ocorrem na conversão. Sempre após o movimento, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção entre os postes da equipe adversária no ponto em que foi apoiado o try.

Fonte : FIC

Categorias : Esportes