Em busca de um corpo perfeito

Com o desejo de ter músculos bem definidos, jovens aliam as atividades físicas feitas na academia com o uso desorientado de suplementos, e às vezes recorrem até mesmo aos anabolizantes

Jéssica Reges

Ter o “corpo perfeito”, daqueles de capa de revista, é um objetivo a ser alcançado, por homens e mulheres. A fim de conquistar músculos invejáveis e barrigas enxutas, eles lotam as academias para a prática de exercícios que os levem a realizar este sonho.

Muitas pessoas procuram recursos que as ajudem a ganhar massa muscular. Muito confundido com anabolizante, o suplemento alimentar exerce essa função de auxiliar os praticantes de exercícios de musculação a obterem um resultado de forma mais rápida e eficaz.

O estudante Lindolfo Henrique, 19 anos,confessa já ter utilizado substância ilícitas, as chamadas “bombas”, para obter resultado mais rápido, mas depois de correr riscos, hoje só faz uso do suplemento. “Parei de tomar anabolizante porque tive um comecinho de ataque cardíaco, então não me arrisquei a continuar tomando. Descobri o suplemento e hoje só uso ele”.

Diferente dos anabolizantes, que são medicamentos e muitas vezes ofensivos para a saúde, os suplementos são caracterizados como alimentos. Estes produtos suprem carências nutricionais do organismo, proporcionando esses elementos com as mesmas características dos alimentos.

Depois da prática de atividade física, os músculos transmitem alguns sinais para as células, que aceleram a produção de proteínas, recuperando as fibras que foram lesionadas durante os exercícios. Isso acontece durante o período de repouso, a noite, e é neste momento que o músculo cresce.

Segundo a nutricionista Julianna Franco, geralmente os praticantes de exercícios de musculação optam justamente pelo suplemento protéico, já que a proteína é essencial após o treino. “As pessoas optam pelo suplemento protéico porque tem alto teor de proteína isolada, e é ela quem supre a energia que foi gasta pelo músculo, fazendo ele crescer”.

O professor de Educação Física, Marcos Vinicius Alves, ressalta a importância de procurar orientações de um nutricionista antes de começar a usar os produtos.“O aluno deve procurar um nutricionista. E é importante lembrar que a suplementação é um auxílio, só fazer o uso não vai fazer com o que ganho de massa seja maior, é preciso se alimentar bem", declara.

Saiba como se alimentar antes e depois da atividade física

Fonte : Fic