Weby shortcut
4884
Foto Reprodução

Onde fica o Pantanal?

Pesquisa descobre que a maioria dos brasileiros não sabe descrever o bioma ou onde ele fica

Por Natânia Carvalho

 

Você já confundiu o Pantanal com a Amazônia? Pois é, 37% dos brasileiros também. O número é parte da pesquisa realizada pelo Ibope (a pedido do WWF-Brasil), divulgada dia 24 de outubro. Cerca de 2 mil pessoas, em 26 estados, foram ouvidas para descobrir o que o brasileiro sabe sobre o Pantanal.

O estudo, cujo objetivo é orientar políticas para região, mostrou que apesar de que muitos entrevistados já tivessem ouvido falar do bioma, a maioria nunca o visitou. O número é alto: cerca de 92% da população. Dentre esses, apenas a metade sabe explicar como é a cara real do Pantanal.

E é tentando descrever o bioma, considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, que os brasileiros se confundem mesmo. Eles relatam que o Pantanal tem mata fechada, quando, na verdade, ele é a maior planície de inundação contínua do planeta.

Preservação 

Apesar do baixo conhecimento sobre a região do Pantanal, o brasileiro reconhece que é preciso preservá-lo. Cerca de 93% dos entrevistados afirmam que é sim importante proteger as cabeceiras do Pantanal. “Quando considerada a disposição de apoiar ações de conservação do Pantanal, mais de 80% da população é simpática à causa”, afirma Glauco Kimura, coordenador do Programa do WWF-Brasil Água para a Vida.

Quando questionados como preservar o local, a maioria, 92%, acredita que não há como resolver as coisas com apenas uma parte da sociedade empenhada para isso. Segundo a pesquisa, o resultado virá, somente, se unirmos governos, empresas e civis.

“Está claro que o esforço conjunto é a melhor alternativa para a preservação do Pantanal”, Glauco Kimura é convicto e opina consonante aos números majoritários da pesquisa.

 

Fonte : FIC

Listar Todas Voltar