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Segurança

Campanha orienta usuários do transporte coletivo

Parceria entre RMTC, CMTC e PM de Aparecida busca envolvimento da comunidade na vigilância, denúncia e controle da violência e do vandalismo nos ônibus e terminais da região de Aparecida de Goiânia

Por Thaís Tarelho

A violência tem sido um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade. A todo momento o cidadão corre risco de ser assaltado, agredido ou, em alguns casos, morto. E isso chegou em grandes proporções aos ônibus e terminais do transporte coletivo.

Com o objetivo de garantir mais segurança, comodidade e tranquilidade aos usuários, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e a Polícia Militar de Aparecida de Goiânia lançaram em dezembro de 2012 a campanha “Sou amigo da Segurança”. O diferencial da ação, e o principal motivo desta informação ser apresentada, é que o projeto não tem data para acabar, sendo uma atuação permanente.

O objetivo é diminuir as ocorrências nos ônibus, terminais e redondezas, além de orientar a população sobre a melhor forma de se proteger e evitar situações de perigo, a partir de dicas simples.

Os ônibus que atendem os Terminais Araguaia, Veiga Jardim, Vila Brasília, Cruzeiro, Maranata e Garavelo terão em seu interior um adesivo com os números das rondas separados por setor e do Disque Emergência para que qualquer usuário que se sentir ameaçado de alguma maneira possa comunicar à PM da região para as providências sejam tomadas o mais rápido possível.

A escolha dos locais foi feita com base em dados da RMTC e da PM de Aparecida de Goiânia; segundo os quais, somente na região, são gastos aproximadamente R$ 80 mil reais todo mês com conserto de veículos vandalizados, reposição e manutenção de itens nos terminais de embarque.

 

Dados e problemas mais frequentes

 

O coronel Silvio Benedito Alves, responsável pelo 2º Comando Regional da Polícia Militar, afirmou que a campanha está conjugada a outra ação policial, conhecida como “Bom dia cidadão”. A operação assiste aos trabalhadores em início de jornada de trabalho, realizando patrulhamentos nas vias por onde passam os coletivos, diariamente às 4 horas da manhã. 

De acordo com a gestora de Terminais da RMTC, Wilma Avelar, os danos mais frequentes são furto de torneiras, tampa de vaso, refil de sabonete líquido, papel higiênico, papel toalha, trinco de porta, lâmpadas, e material de limpeza. A maior parte das avarias acontece nas válvulas de descarga, secadores de mãos, torneiras, bebedouros, extintores, faixas de sinalização de extintores, totens de informação, máquinas de venda automática (ISHOP), lixeiras de coleta seletiva, pedras de mármore (banheiros), além de pichações diversas, arranhões nas pilastras, entre outros. Os atos ocorrem com maior frequência nos horários de pico e aos finais de semana, principalmente quando há jogo no Estádio Serra Dourada.

O comandante Alves ainda ressalta que a parceria é importante para reforçar a segurança dos usuários do transporte coletivo e da população. “Através da participação ativa da população e consolidação de parcerias, conseguiremos alcançar resultados importantes. Reduzindo furtos, roubos e outros crimes”, lembra. 

Fonte : FIC

Categorias : Segurança

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