Preço do Playstation 4 cria conflitos entre Sony e brasileiros

Fabricante japonesa anuncia que seu novo console custará cerca de R$ 4.000,00 no país

Filipe Carvalho

A Sony anunciou na última quinta-feira (17) o lançamento de seu novo console, o Playstation 4. O anúncio, embora esperado há meses por jogadores de todo mundo, veio com um baque para os brasileiros: o preço. De acordo com a montadora japonesa, o videogame custará cerca de R$ 3.999,00 no mercado nacional.

Com lançamento previsto para o mês de novembro, o Playstation 4 já causa polêmicas e reacende a discussão acerca dos tributos cobrados sobre mercadorias no país. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, João Elói, a decisão sobre os preços fica a cargo do legislador e não é uma decisão exclusiva.

O Instituto divulgou uma tabela comparativa entre os produtos que mais sofrem com a aplicação de impostos, e os videogames ocupam o topo da lista. Segundo Elói, ‘‘É preciso rever o que é importante ou não, pois os usos e as características dos produtos mudam’’.

A Sony se defende

Os executivos da Sony se defendem das acusações. Segundo eles, o preço do console no Brasil também não os agrada. A comoção em torno do anúncio foi tão grande, que a empresa divulgou alguns dias depois um gráfico explicando detalhadamente como foi feito o cálculo do preço para o país.

No blog oficial da Sony, uma postagem expõe que o preço de R$ 3.999,00 fará com que a empresa perca dinheiro com as vendas no Brasil. Os executivos alegam que um desconto de R$ 258,00 que o fabricante incluiu no videogame fez com que o preço final abaixasse e fosse aquém do esperado pela companhia. A postagem foi uma das mais comentadas do site.

Apesar de todas as explicações dadas pela Sony, os brasileiros não ficaram nada convencidos. Inúmeros clientes utilizaram as redes sociais para reclamar das altas tarifas e do preço abusivo. Até lojas especializadas aproveitaram a onda de protestos para criticar, com bom humor, o preço do novo videogame.

Petição Online

A reação foi tão imediata que dois dias após o anúncio do preço do Playstation 4, um internauta conhecido por ‘João F.’ lançou uma petição online contra os quase R$ 4 mil reais pedidos pela Sony.  A adesão foi igualmente imediata, ultrapassando a marca de 120 mil assinaturas em poucas horas após a campanha ser lançada.

Para os brasileiros, não há nada que justifique tamanho abuso no preço do console. Uma pesquisa levantada por um blog especializado mostrou os preços que o videogame terá ao redor do mundo, e o campeão disparado da lista é o Brasil.

Enquanto isso, os executivos da Sony prometem alternativas para a redução dos valores anunciados. A empresa sabe que o mercado brasileiro é forte, e as taxas abusivas podem significar até mesmo um boicote à marca, o que para a fabricante japonesa seria desastroso em termos de investimento.

Fonte : FIC

Categorias : Tecnologia