Vestibular Medicina

A cada ano, a corrida para alcançar uma vaga nos cursos de medicina, sobretudo nas universidades federais, aumenta cada vez mais.

Andressa Ricco

prova

Alunos em prova de redação / Foto. Andressa Ricco

Não é novidade que as vagas nos cursos de medicina, sobretudo nas universidades federais de todo país são disputadíssimas todo ano durante os processos seletivos do vestibular. De acordo com os índices candidato/vaga divulgados pelas universidades federais para o vestibular 2014-1, o curso de medicina é o mais concorrido. O que chama a atenção é o crescimento significativo na procura pelo curso a cada ano. Mas será que esses alunos têm consciência da responsabilidade da profissão ou procuram apenas status?

O sonho

Radmilla Portilho tem 19 anos e se prepara para enfrentar a disputa por uma vaga no curso de medicina no final deste ano. Quando perguntada sobre a reação dos pais ela comenta que os dois a apóiam bastante. “Há eles gostam muito da minha escolha, principalmente meu pai! Ele está muito empolgado.” Mas quanto ao peso da profissão Radmilla afirma saber da responsabilidade, no entanto disse que nunca teve contato com a profissão ou o curso para saber mais sobre a carreira que escolheu.

Marcus Vinícius tem 23 anos e tenta ingressar no curso de medicina há cinco anos. Ele diz ser fascinado pela área da saúde e afirma ter tido contato direto com a profissão já que em sua família há diversos médicos. Sobre a seriedade da faculdade e da profissão o estudante declara ter consciência, “eu sei bem como é a realidade da profissão, já acompanhei o dia a dia de meus primos; já assisti à cirurgias e sei o quanto é sério;” afirma.

O olhar da experiência

Dra Paula Azevedo Costa é médica dermatologista há 10 anos, e afirma que sempre se imaginou exercendo a profissão. “Desde pequena só me projetava como se houvesse apenas essa opção de profissão, nunca tive uma dúvida sequer.” Dra. Paula diz ter sido influenciada pela família onde quase todos são médicos e ter tido contato real com a profissão.

Dr.Vinicius Stival Veneziano Sobrinho tem 27 anos, é medico oftalmologista e nos conta que sempre foi curioso e que se não tivesse escolhido medicina, talvez seria físico ou engenheiro. Afirma não poder negar a influência do pai, também médico, em sua escolha. Sobre o curso, diz que a primeira fase é mais tranquila, “a inicial é básica, para mim que entrei com 17anos pareceu uma continuação dos estudos em biologia humana do ensino médio” diz.

O marketing dos cursinhos

vest

Outdoor de divulgação / Foto. Andressa Ricco

O vice-diretor e professor de geografia do cursinho pré-vestibular do Colégio Visão, Henrique de Oliveira afirma que costumam trabalhar de uma forma diferente com o aluno sem focar muito somente no curso de medicina. “O Visão dispõe de uma psicóloga que trabalha o dia todo aqui e está à disposição do aluno, afirma."

No entanto ao ser perguntado sobre os famosos outdoors com os nomes dos aprovados em medicina, Henrique admite, “olha para ser bem sincero com você, há três cursos que sustentam os cursinhos em Goiânia hoje que são medicina, engenharia e direito”. Ele disse ainda que apesar dessa tendência, o colégio procura deixar o aluno livre em sua escolha.

O caminho a se seguir

A dica deixada por Dra. Paula para quem sonha em seguir a carreira é: “primeiro conheça de perto a profissão, passe um dia como voluntário em algum serviço, veja de perto. Se a certeza bater, seja persistente e dedicado”.

Dr. Vinícius diz “você tem que gostar de trabalhar com pessoas e de estudar, abandone a ideia de enriquecimento fácil e que medicina é ganhar na loteria, vá ser banqueiro, agiota ou outra coisa porque medicina realmente é um sacerdócio e na prática isso pesa os ombros”.

Confira:

No site Projeto Medicina são disponibilizados materiais didáticos gratuitos por matéria que são direcionados para Vestibular e ENEM. São mais de 23 mil questões em mais de 280 listas de exercícios (todas com gabarito), além de vídeo-aulas e depoimentos de aprovados em Medicina.

Fonte : FIC