Weby shortcut
4884
Internet

Acesso à internet e suas possibilidades crescem

Quantidade de usuários e domínios garante não só informar, mas denunciar

por Marina Romagnoli

A internet se popularizou nos anos 1990s e com apenas quatro anos atingiu mais de 50 milhões de usuários ao redor do mundo. Hoje a rede está presente nas casas de 76,6 milhões de brasileiros, segundo pesquisa realizada no terceiro trimestre deste ano pelo Netview, do IBOPE Media. O número representa um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2011.

Já em pesquisa promovida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), 49% dos entrevistados afirmaram utilizar a internet, gerando uma previsão de 80,9 milhões de usuários de Internet no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida com 17.380 pessoas com mais de dez anos de idade entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013.

Além do acesso, a rede também permite às pessoas e instituições criar páginas sobre os mais diversos assuntos. Segundo estudo divulgado pela Verising, até o final de 2012, havia cerca de 246 milhões de domínios internacionais. O Brasil ocupava, até o ano passado, a oitava colocação. Até o mês de agosto de 2013 o número de domínios “.br” somava 3.277.560

Utilidade

Em um ambiente com tantas possibilidades, há pessoas que utilizam a internet para se informar, comunicar e também para denunciar. Esse é o caso de uma jovem francesa que desenvolveu o perfil “Je connais un violeur” na rede social Tumblr.

O perfil foi criado no dia 30 de agosto desse ano e já recebeu cerca de 800 postagens. “Je connais un violeur” oferece espaço à pessoas que sofreram abuso sexual, garantindo a elas poder contar a experiência que viveram de forma segura e anônima.

Além dos casos enviados por vítimas, o perfil oferece informações sobre o que é a violência sexual e as questões psicológicas envolvidas, campanhas contra o abuso e também instruções sobre como denunciá-lo.

Fonte : FIC

Categorias : Comportamento

Listar Todas Voltar