Weby shortcut
4884
depressão

A Tênue Linha entre Tristeza e Depressão

Ainda que sejam essencialmente diferentes, a confusão entre os dois estados é bastante comum

A depressão representa uma das doenças mais comuns da era moderna. E, apesar de ser duas vezes mais frequente em mulheres adultas, atinge também homens e crianças de todas as etnias, classes sociais e etc.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, a depressão é uma doença do corpo como um todo, comprometendo também o físico, afetando a forma como o doente cuida de si, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.

De acordo com a psicóloga Márcia Rejane Ozório, vale destacar que “a depressão pode manifestar-se também por sintomas físicos, como dores de estômago, de cabeça e pelo corpo, pressão no peito, entre outros”. Segundo Márcia, esse é o motivo pelo qual muitos pacientes passam de médico em médico, sem identificar alguma doença física, não encontrando o diagnóstico correto.

Ainda de acordo com a doutora, para evitar problemas como esses, que podem prejudicar o tratamento, é importante que se tenha um médico ou outro profissional da saúde que assista o paciente de forma global, podendo diagnosticar o quanto antes que não se trata de uma doença física, especificamente, mas emocional.

A Confusão

É comum que pessoas se refiram a períodos de tristeza como depressão. Mas, como observa a psicóloga Márcia Ozório, muitas vezes, são só momentos. No caso da depressão, o quadro deve durar, no mínimo, duas semanas, além dos outros sintomas.

De qualquer forma, Márcia destaca que “é muito importante a observação dos sintomas e o apoio de familiares e amigos para que se esclareça qual a situação que está sendo vivenciada”. Caso a situação se estenda, aí, sim, é necessária a busca de um profissional que possa efetivar um diagnóstico e estabelecer um tratamento adequado.

Márcia é categórica: “Uma doença depressiva não é uma ‘fossa’ou um ‘baixo astral’ passageiro”. Tampouco se trata de um sinal de fraqueza, ou algo que possa ser superado por simples vontade ou esforço.

Nas palavras da psicóloga, “as pessoas com doença depressiva não podem simplesmente recompor-se e melhorar por conta própria, não há habilidade para isso e, sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos”. Com o tratamento correto, por sua vez, a maioria das pessoas que sofrem de depressão pode ser ajudada.

Fonte : FIC

Categorias : Saúde

Listar Todas Voltar