Weby shortcut
4884

A internet, a comunicação e a privacidade

Como uma das maiores invenções dos últimos tempos revoluciona nosso cotidiano

Filipe Carvalho  

A modernidade trouxe novas formas de interação com o ambiente em que estamos inseridos. Tecnologias nascem e se tornam obsoletas com uma rapidez nunca antes vista na história do Homem. O futuro nunca esteve tão próximo, e ainda assim, caminhamos a passos tão rápidos que por vezes sequer paramos para refletir aonde nossos pés vão nos levar. Mas dentre as invenções que mais mudaram o estilo de vida na modernidade, o computador e a internet precisam ser destacados.

Hoje o número de usuários na internet é uma prova de que ela veio para ficar. E para revolucionar todas as formas de interações (sejam elas com outras pessoas, comerciais, ou com instituições) que conhecemos.

De acordo com dados do Ibope, em pesquisa realizada no início de 2013, o Brasil conta com 94,2 milhões de usuários de internet. O país ocupa a 5ª colocação no ranking mundial de número de internautas. Ainda de acordo com o levantamento, 38% das pessoas acessam a web diariamente, chegando a um total de 87% de usuários semanais.

Os números impressionam, mas não chegam a ser surpreendentes. Segundo dados oficiais divulgados pelo Facebook, o Brasil só perde para os Estados Unidos e Índia em números de contas criadas na rede social. São 76 milhões de usuários no total. Mas se o Brasil ocupa a terceira colocação mundial em número de contas, a pesquisa mostra que os brasileiros são mais assíduos que os indianos. Isto é, 47 milhões de pessoas utilizam a plataforma diariamente no país.

Prós e contras  

É perfeitamente possível acompanhar de perto uma pessoa, mesmo estando a quilômetros de distância. Todos os passos podem ser seguidos, e as informações estão dispostas para quem quiser ver. As pessoas se expõem de formas cada vez mais variadas. Há redes sociais voltadas apenas para fotos, outras para divulgar os locais frequentados, outras para exibir preferências musicais. Pode-se saber tudo sobre alguém sem sequer ter se visto a pessoa.

A especialista em saúde da família e assistente social, Christiane Lima, defende que há inúmeras vantagens no uso da internet, como a facilidade de comunicação e um acesso quase instantâneo à todo tipo de informação. Mas, como tudo na vida, há a contrapartida. Christiane diz que esta maneira de se comunicar pode ‘aproximar quem está longe e afastar quem está perto’, uma vez que a internet pode ser fonte de inúmeros mal entendidos, visto a dificuldade em que as pessoas possuem em se comunicar. Tudo depende da maneira como a ferramenta será utilizada.

Sob o aspecto da comunicação, a internet é de fato, revolucionária. Muito se discute, e será discutido, acerca dos prós e contras da web. Mas a internet também é alvo de outros segmentos, dentre eles, o econômico. É fato que a tecnologia fez nascer uma nova forma de se estabelecer relações comerciais. Existe todo um mercado nascente e atuante pronto para ser entendido e explorado.

Segundo o especialista de publicidade online e analista da DQ&A, Ricardo Nery Braz, este alto índice de usuários da internet representam uma grande oportunidade para empresas interessadas em obter retorno financeiro em investimentos de forma mais rápida. Os anunciantes já perceberam que existe uma demanda de mercado atraente, e principalmente, pessoas que cada vez mais estão dispostas a comprar pela internet.

Há vários prismas sob os quais podemos analisar a questão, e várias opiniões divergentes sobre o assunto. Os benefícios e malefícios estão a um clique de distância. São dois lados da mesma moeda. A tendência é que pouco a pouco esta tecnologia seja dominada, para que então novas portas se abram para o futuro da comunicação.

Fonte : FIC

Categorias : Comportamento

Listar Todas Voltar