Weby shortcut
4884
Praticar atividades físicas e fazer uma reeducacão alimentar podem evitar a obesidade na adolescência

Fatores e consequências da obesidade na adolescência

Distúrbio pode ser provocado por sedentarismo e maior ingestão de limentos industriais

Por Águita Araújo

 

Um estudo divulgado pela Revista Brasileira de Epidemiologia mostra que  mudanças no padrão alimentar das ultimas décadas contribuíram para a obesidade na adolescência. O maior consumo de alimentos industrializados e o sedentarismo são indicados como principais fatores.

A pesquisa feita com base em dados bibliográficos aponta  como outros agentes  da doença a ingestão insuficiente de frutas e a redução progressiva de atividade física. Do mesmo modo, o maior tempo dedicado a atividades de baixa intensidade, como assistir televisão, usar o computar e jogar videogame também são indicativos preocupantes. 

Dessa forma, os resultados da pesquisa atentam para o modo de vida dos adolescentes com relação à alimentação e às atividades físicas.  Especialistas  ressaltam que a obesidade pode trazer  malefícios como alterações na postura, hipertensão arterial e desconforto respiratório.

Além dos danos físicos o preconceito também é um agravante. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), 28% dos obesos sofrem ou sofreram preconceito na escola.

Tal comportamento social afeta a autoestima dos adolescentes que em alguns casos acabam recorrendo a alternativas mais radicais como a Cirurgia Bariátrica, que reduz o tamanho do estômago.

 

Prevenção


O passo inicial para a prevenção de adolescentes com sobrepeso  é procurar ajuda médica. De acordo com o Endocrinologista Dr. José Amando Mota, a obesidade deve ser tratada de forma individualizada, uma vez que cada paciente tem sua especificidade.

Além disso, hábitos simples podem evitar a obesidade na adolescência. Por exemplo: praticar atividades físicas, fazer reeducação alimentar dentro de casa, evitar alimentos gordurosos e o consumo em frente à TV além de  fazer um check up de 6 em 6 meses.

Fonte : Fic

Categorias : Saúde

Listar Todas Voltar