Conheça museus famosos sem sair de casa

Tecnologias avançadas permitem internautas conhecerem museus de todo mundo

Você já pensou em um dia ir ao Louvre, mas acha complicadíssimo aprender francês, juntar um bom dinheiro e ainda enfrentar a enorme burocracia que é viajar para o exterior? Podemos arrumar uma solução, rápida, fácil e atrativa para internautas que se dispõem a explorar potencialidades da web.

Se você quiser ver, por exemplo, a Monalisa neste exato momento é só clicar aqui e você irá para dentro do Louvre em poucos segundos. O site permite ainda uma visita em 360° pelo museu, onde o visitante escolhe os caminhos a percorrer e recebe informações sobre as obras expostas.

Monalisa está a um click de distância

A digitalização de museus por todo o mundo tem atraído os mais interessados por arte, mas por serem intuitivos e atrativos visualmente chama cada vez mais a atenção de leigos que podem ver as obras e saber um pouco mais sobre elas. Esta relação se dá de forma igual, já que todos são internautas atrás da tela de um computador, a arte se democratiza através das redes.

Brasil

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em 2010 o Brasil tinha 3.025 museus espalhados por todo o país, alguns deles estão disponíveis em versão on-line. O site Era Virtual reúne cerca de 15 museus brasileiros que trazem a experiência da visita virtual à museus de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Novas experiências

É claro que a experiência de ir ao museu e ver bem de perto alguma obra não se equipara à visão da tela do computador, mas para quem se interessa é uma ótima maneira de conhecer vários lugares, culturas e tradições sem se levantar da cadeira.

Os museus virtuais também propiciam, além do acesso no âmbito da mobilidade, o acesso social aos cidadãos que não teriam condições de se quer saber da existência dos vários museus que estão disponíveis na Web. Os museus virtuais atuam ainda como forma de divulgação, instigando o visitante virtual a ser potencialmente um visitante presente no museu físico.

Confira abaixo sites que reúnem uma enorme lista com museus de todo o mundo

O Olhar Digital mostra, em vídeo, a experiência em museus europeus e o MASP

O Universia traz uma lista com 46 museus com acerco digitalizado de várias partes do mundo

A Revista Recreio disponibiliza uma lista com oito museus bizzaros pelo mundo