Weby shortcut
4884
Rednecks vs. Guarás

Futebol Americano em Goiânia

Crescimento da modalidade na capital atrai grande número de fãs

Lorena Lara

Uma bola oval marrom jogada ao alto por mãos que não miram um gol. Já é costume, que aos sábados, essa cena se repita na Praça dos Esportes, no Setor Pedro Ludovico. É o treino do Goiânia Rednecks, um dos quatro times de futebol americano que existem na cidade.

Para alguns pode parecer estranho, mas o esporte se consolida no Brasil. Dentro e fora dos campos, os times são fortes e contam com torcida grande. Goiânia hoje tem quatro times – Vila Nova Tigres, Goiânia Rednecks, Goiânia Guarás e recém-formado Goiânia Gunslingers.

Pioneiros do esporte na capital, eles buscam a profissionalização e o apoio financeiro. O futebol americano é uma modalidade cara, exige muitos equipamentos de proteção e um suporte de patrocinadores que ainda não existe por aqui. Então a maioria dos times pratica a modalidade Flag Football, que exige menos contato físico.

Treinando em campos espalhados pela cidade, os jogadores não desistem. Desmistificando a ideia de esporte violento, a prática do futebol americano reúne amigos, familiares e fãs ao redor dos campos. Um time recente, como o Rednecks, que tem cerca de 2 anos de existência, hoje conta com mais de cinco mil fãs no Facebook.

Debaixo de chuva e sol, quarterbacks driblam as dificuldades e comprovam a potencialidade da bola oval em terras goianas.

Fonte : Facomb

Listar Todas Voltar