Weby shortcut
4884

Alternativas da mídia

As informações não são mais dominio das grandes corporações

Por Jordana Barbosa

Os meios de comunicação e todo o mundo são dominados por grandes corporações. No Brasil não é deiferentes. Com nove empresas e suas filiadas espalhadas pelo território brasileiro comanda o campo da comunicação. Mas com a internet esse quadro muda, aparecem espaços para pessoas comuns contestarem as informações.

O Mídia Sem Mascáras e o Centro de Mídia Independente (CMI) são bons exemplos. As duas páginas da internet não defendem programas políticos e não representam grupos de interesses. O grande objetivo é a construção de sociedade autônoma e livre para se expressar. Os blogs são espaços de notícia e idéias com produtores voluntários.

Qualquer um pode publicar algum artigo nas páginas, os coordenadores excluem ou ocultam apenas textos com cunho preconceituosos em geral, que possam geram processos jurídicos ou que tenham sido feito por organizações religiosas - "esta já tem muito espaço nos jornais e revistas"- explica o representando do Mídia Sem Máscara.

Um dos editores do CMI diz que a função dessa ação é incentivar o uso de formatos livres, de contar histórias que a imprensa não conta, de denunciar abusos e ainda de construir uma nova sociedade. "Queremos juntar forças, não lutar entre nós."

Categorias : Mídia

Listar Todas Voltar