Weby shortcut
4884

Inaugurada a temporada do Rio Araguaia

Goianos costumam acampar no Araguaia, mas o Corpo de Bombeiros sinaliza cuidados com o meio ambiente

raizonline.net

Foto: raizonline.net

Por Tallita Guimarães                                                                     

Julho, mês de férias, inverno e claro, tempo de aproveitar o Rio Araguaia. Para muitos goianos, essa é a melhor temporada para acampar as margens do rio. Mas para bom uso e preservação do meio ambiente é necessário ter cuidados com a natureza. Todo ano a conscientização feita por meio de panfletos e propagandas veiculadas na televisão é grande.

Existem uma série de proibições relacionadas à práticas e ações que de uma forma ou outra possam caracterizar ameaça ao meio ambiente, como um todo considerado. A fiscalização normalmente é exercida pelo IBAMA, a nível federal, apoiado por órgãos estaduais, como Agência Ambiental, Polícia Militar e Promotoria Móvel.

Os visitantes são orientados a não jogar lixo em todas as partes e sim no lixo. Além dos cuidados com o meio ambiente, em relação a poluição, é necessário ter cuidado com a interação do meio ambiente com as pessoas. Nem só de maravilhas é feito o Araguaia. Também existem pequenos perigos para serem evitados.

Por ser um ambiente em contato com a natureza, os visitantes devem se resguardar. É aconselhável que os pais levem os filhos para se vacinarem contra a febre amarela por volta de dez dias antes de viajarem. Outro cuidado de extrema importante para uma boa relação meio ambiente/ visitante é levar um pequeno estojo com materiais de primeiros socorros.

Em todo caso, o IBAMA orienta que os visitantes respeitem o ambiente. Ter cuidado com os animais que moram em seu habitat natural e fundamental. Um exemplo disso são as piranhas. Em alguns casos, esses peixes se tornam agressivos e atacam em cardumes. Normalmente em locais do rio com correnteza. Assim, o perigo é real, pois nessas condições, o cardume ataca qualquer objeto que vier a cair na água.

Operação Férias

Para dar ainda mais segurança aos turistas, o Corpo de Bombeiros deu início à Operação Férias Turista Seguro 2013. Com o alto número de visitantes, a corporação fica em alerta para atender a ocorrências. Os principais chamados são de afogamentos. No ano passado, foram 11 princípios de afogamento registrados. Nos dois últimos anos não houve registro de mortes.

Outra orientação para os banhistas é ter cuidado com arraias e piranhas. Segundo o Corpo de Bombeiros, durante a temporada do Rio Araguaia, muitas pessoas ao entrarem na água pisam em arraias e são ferroadas. Os bombeiros afirmam que ao serem pisadas as arraias ferroam e liberam uma substância venenosa. O ferrão tem formato de serra invertida e causa grande dor.

Segundo o comandante da Operação, tenente coronel Mauro Queiroz, o Corpo de Bombeiros está preparado para ter sete pontos fixos de atendimento: Aragarças, dois em Britânia, Aruanã, Nova Crixás, São Miguel do Araguaia e Cocalinho.

Categorias : meio ambiente

Listar Todas Voltar