Weby shortcut
4884

Pussy Riot virou documentário

História do grupo de ativistas russas é contado na telona

Lorena Lara

 

Depois de conseguir uma condenação a dois anos na prisão, o grupo de punk rock Pussy Riot conseguiu também um documentário. Produzido pela HBO, Pussy Riot: A Punk Prayer, conta a história das três russas que ocuparam o púlpito da Catedral Ortodoxa de Moscou por menos de um minuto e acabaram no tribunal.

Os quarenta segundos que abalaram a Rússia foram protagonizados por Nadya, Masha e Katya. Protestando conta o governo do presidente Vladmir Putin e seu conchavo com a Igreja Ortodoxa, as Pussy Riot trouxeram às manchetes um punk rock radical com uma mensagem relevante.

O documentário traz a história das três meninas, desde a formação da banda até o processo nos judicial nos tribunais, que foi transformado por elas numa plataforma de protesto.

Simpático ao idealismo teatral do grupo, o filme também traz a ambivalência de sentimentos feridos e do orgulho dos pais das ativistas, além da evolução pessoal, política e de articulação retórica de cada uma.

Para um grupo que vive essencialmente do choque da imagem, o documentário coloca novamente em pauta o sistema político-social russo e retoma o debate mundial sobre o governo de Putin.

Fonte : Facomb

Listar Todas Voltar