Weby shortcut
4884

Participação popular na política

Agora é a melhor hora para começar a se preocupar com o lugar onde você vive.

por João Alexandre Scartezini

Em várias regiões do país, já existiam manifestações de diversos tipos. Protestantes já exigiam educação, transporte, saúde, combate a corrupção, entre outras coisas. Mas foi depois da reação violenta da polícia em São Paulo que as pessoas se mobilizaram, seja por apoio ou por revolta, para tentar mudar o país.

Estas mesmas pessoas precisam se lembrar que o melhor jeito de mudar o país, antes mesmo de sair às ruas, é pelo voto. É o maior poder que o cidadão pode exercer sobre a sociedade onde convive. Este voto não é só em data de eleições, mas também em pebliscitos e grandes pesquisas.

Com as grandes manifestações, o governo passou a se preocupar um pouco mais com o que o cidadão pensa. Ao ponto que a presidente Dilma já se pronunciou duas vezes e agora pede a participação popular. Esta mesma participação, já podia ser exercida através dos projetos que exigem voto popular no congresso, como a polêmica PEC 37.

Cortar o mau pela raíz

Agora é uma ótima hora para se preparar para as eleições de 2014, procurando entender o que está se passando na política e também na esfera social. O que as pessoas estão falando, reinvindicando, exigindo. É uma boa hora para conhecer também, projetos como o Ficha Limpa.

Daniela Branquinho, estudante de relações públicas e assessora de comunicação na Assembléia Legislativa de Goiás, corrobora: "As pessoas estão acostumadas a procurar os políticos para pedir empregos, mas deveriam procurar também para cobrar as promessas feitas e também dialogar sobre os projetos que estão em trânsito no legislativo."

Agora é a hora de ver o que os políticos estão falando e no que você concorda e discorda. É a melhor hora possível para analisar se aquele cara merece o seu voto de verdade, se você acha que ele realmente vai fazer o que você espera. É hora também de cobrar de todos os que estão lá na casa do poder em Brasília. É hora de conferir o Portal de Transparência do governo.

Categorias : Cidadania

Listar Todas Voltar