Quase Deuses

Conheça o filme que traz a história de superação de um carpinteiro negro e da criação de um método cirúrgico que salva milhares de vidas por ano

Por Laysse Sanches

Estados Unidos, década de 30. Vivien Thomas era um carpinteiro dedicado e habilidoso que possuía desde criança o sonho de tornar-se médico. Para isso ele se empenhava arduamente em seu trabalho visando conseguir o dinheiro necessário para financiar seus estudos.

Como consequência da recessão econômica vivida no país, Vivien perde o emprego e a poupança que havia feito durante sete anos. Então, para manter a si mesmo - e a família que pretendia formar - ele aceita o cargo de faxineiro no Laboratório de Cirurgia Experimental Vanderbilt, chefiado pelo audacioso médico Alfred Blalock.

Certo dia, Blalock encontra Vivien imerso na leitura de um livro de anatomia e, após uma conversa em que o jovem lhe conta suas ambições, o médico aplica uma espécie de teste e percebe que ele possui aptidão para auxiliá-lo em suas experiências científicas.

Com o sucesso obtido em suas pesquisas, Dr. Blalock assume o cargo de chefe do Departamento de Cirurgia da Universidade Johns Hopkins e incentivado pela Dra. Taussig inicia estudos sobre procedimentos cirúrgicos cardíacos numa época em que o coração era considerado um órgão absolutamente inoperável.

Mesmo com as dificuldades financeiras e sem conseguir uma formação acadêmica, Vivien segue como auxiliar de Blalock. Formando uma dupla com perfeita harmonia intelectual, eles conseguem desenvolver uma técnica para contornar a síndrome do bebê azul, causada pela má formação congênita do coração (Tetralogia de Fallot).

Por ser negro e não ter cursado medicina formalmente, ainda que soubesse executar as operações cirúrgicas com precisão e tivesse ciência das determinações químicas necessárias, Vivien Thomas encontrava resistência dentro da universidade e enfrentava preconceitos. Por isso ele acabou não recebendo os créditos por sua grande colaboração na criação da cirurgia que ficou conhecida apenas como Blalock-Taussig.

Ele prosseguiu supervisionando os laboratórios cirúrgicos do departamento de medicina por mais de 35 anos e posteriormente foi homenageado pelo Conselho de Medicina do Hospital Johns Hopkins finalmente recebendo o título honorário em medicina.

Esse é um filme delicado e inteligente que consegue mostrar a segregação racial de forma clara, mas sem sensacionalismos, e nos leva a refletir sobre nossas atitudes, pois mesmo depois de quase um século o preconceito ainda existe e faz seus estragos.

Quase Deuses (Something the Lord Made) conta com Alan Rickman (o Snape da saga Harry Potter) no papel do doutor Alfred Blalock e com Mos Def como Vivien Thomas. Os dois mostram uma grande sintonia em cena e entregam uma boa atuação, com destaque para Mos Def, que foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Ator - Mini-série/Filme

A história - baseada em fatos reais - de um homem que, apesar das adversidades, persistiu e de certa forma alcançou seu sonho é narrada com primor. O longa, que ganhou três prêmios Emmy, mostra ainda o processo de criação de um procedimento médico que já salvou inúmeras vidas. É um ótimo filme e você com certeza irá se emocionar.

Fonte : Facomb

Categorias : Cinema