Weby shortcut
4884

Movimentos de apoio à brasileiros se espalham pelo mundo

 

Brasileiros que moram no exterior e nativos que apoiam o país vão as ruas da Europa e Estados Unidos apoiarem manifestações que ocorrem desde semana passada

 

Após o 4º protesto contra o aumento da tarifa do transporte coletivo da região metropolitana de São Paulo que aconteceu na quinta-feira, 13 de junho, marcada pela violência dos policiais, o movimento recebeu apoio de outras cidades do país e do mundo que foram às ruas.

 

Os protestos foram organizados pelo Movimento Passe Livre e até quarta-feira, dia 12 de junho, era veiculada pela mídia de forma branda, mas ganhou ampla repercussão após abuso da violência por parte da Polícia Militar e da Tropa de Choque do estado de São Paulo. A forma como o poder de coerção foi utilizado gerou movimentação em outros estados do Brasil que começaram se organizar para manifestações que começariam a partir de sábado.

 

O primeiro protesto de apoio aconteceu na abertura da Copa das Confederações, em Brasília, em frente o estádio Mané Garrincha. O protesto repercutiu no Brasil e no mundo, e quase tirou a atenção do evento promovido pela FIFA.

 

Os brasileiros na Europa também se mobilizaram mostrando descontentamento com a política e violência praticada contra os manifestantes no Brasil. Até o fechamento da edição os brasileiros das cidades de Dublin, na Irlanda, e Berlim, na Alemanha, já tinham ido à rua com cartazes em punho fazendo pedidos de paz e fim da corrupção. Nos Estados Unidos, o local escolhido pelos brasileiros para protestar foi o Central Park, em Nova York.

 

Estão previstas para esta semana mais protestos pela Europa e nos Estados Unidos, que tem voltado a atenção, principalmente da mídia internacional, para a onda de mobilização da população brasileira.

 

Confira abaixo a cobertura feita pelos principais portais de noticias internacionais:

BBC Brazil protests spread in Sao Paulo, Brasilia and Rio

El Pais Nuestros 20 céntimos son el parque de Estambul”

CNN What's REALLY behind the Brazilian riots?

Reuters Brazilian protests see 200,000 take to the streets

Aljazeera  Protest rallies held in Brazil's major cities

 

Fonte : Facomb

Listar Todas Voltar