O uso da internet na Educação

A web como um grande recurso educacional na sala de aula

Layane Palhares

O mundo atual está mudando constantemente, as tecnologias estão se tornando cada vez mais avançadas, as informações se alterando a cada minuto. Cada vez mais educadores descobrem o potencial de usar conteúdos multimídias para ensinar.

A educação não poderia ficar de fora da revolução digital. Muitas escolas já perceberam a eficácia das novas tecnologias no ensino e levam os computadores para dentro da sala ou ensinam os alunos a pesquisarem corretamente usando a internet como ferramenta.

O acesso à web quebrou barreiras e levam os alunos alem das paredes que dividem salas. No lugar dos lápis e cadernos entraram os computadores e o acesso à web. O antigo quadro negro foi substituído por lousas inteligentes.

Uma empresa, associada ao jornal britânico Financial Times, divulgou uma pesquisa, realizada em 27 países, com jovens entre 18 e 30 anos, a chamada geração do milênio. Segundo o levantamento, os brasileiros que acreditam estar antenados com as novidades tecnológicas é maior que a média global. Ela mostra que 26% dos "millennials"  brasileiros acreditam fortemente estar na vanguarda da tecnologia, contra 19% na média dos demais países.

Segundo a professora da rede municipal de Goiânia, Waléria Camargo, ensinar com a Internet é uma revolução o computador na sala de aula mudou os paradigmas do ensino. “A Internet é uma ferramenta maravilhosa para o ensino que permite o acesso fácil de professores e alunos a uma infinidade de material informativo autêntico e atualizado sobre todos os assuntos”, disse ela.

Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.

Fonte : Facomb