Informatização do conhecimento

Aulas de idioma online têm sido uma ótima opção para quem procura praticidade

Por Luísa Viana

Fazer um curso de idioma tem se tornado obrigatório para quem quer se destacar no mercado profissional, na medida em que o contexto globalizado faz imprescindível o domínio de uma língua estrangeira, para facilitar a troca cultural e informacional. As escolas de idioma online tem sido uma opção para quem deseja aprender uma nova língua, mas não tem tempo para frequentar as salas de aula.

De acordo com o coordenador pedagógico da InFlux English School Marcos Vinícius N. Amador as pessoas não têm muito tempo para se locomoverem até uma escola de idiomas, por isso estão fazendo cursos em casa. Dessa forma  as aulas online proporcionam maior praticidade e conforto, além de um custo mais acessível. Mara Cunha, aluna de Inglês online pela Englishtown, declara que “Em termos de aprendizagem acho que é melhor que entrar no carro, pegar trânsito e ir para um curso convencional, além do mais a escola está ao meu alcance 24 horas”.

Segundo Marcos Vinícius, a maioria das pessoas que fazem esse tipo de curso já possuem algum conhecimento no idioma escolhido e não têm disponibilidade ou recurso financeiro para fazer um curso presencial. Os cursos de idioma possuem uma diversidade de estudantes. Mara afirma que nas aulas que pratica existem diferentes tipos de alunos, de variados níveis escolares e algumas de outros países, com objetivos distintos, muitos procuram qualificação profissional, “no meu caso é pra realizar um sonho de viajar pro exterior”, afirma Mara.

Fonte: http://cursodeingles.uol.com.br

Vantagens

Os cursos de idiomas online geralmente trabalham com programas de multimídia e dependem muito da dedicação dos alunos, é o que explica Marcos Vinícius da Influx. Ele ressalta que as Escolas Online trabalham com programas limitados, enquanto as tradicionais podem usufruir de métodos e abordagens diferentes. Sobre a metodologia de ensino, Mara explica que as aulas de conversação estão abertas para acesso 24 horas, o aluno pode conversar com professores de vários países, o que, para ela, ajuda a conhecer os diferentes sotaques da língua que está aprendendo. Há também a prática de  exercícios que trabalham a escrita, compreensão e fluência.

Para Mara, as vantagens são inúmeras, é didático, prático e cômodo, mas adverte que o aluno precisa ter disciplina, por meio de estudos diários, “O curso é muito bom, tenho crescido a cada dia, recomendo a qualquer um”, ela declara. Já Marcos Vinícius acredita que as escolas online não são tão eficazes quanto as presencias. “Com mais de anos de experiência não acho que os cursos online sejam tão eficientes quanto aos cursos presenciais” declara Marcos.

O coordenador da Influx afirma que, com o acontecimento da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, a procura por cursos de idioma, principalmente Inglês e Espanhol, tem aumentado e os Cursos presenciais ainda estão fortes em seus seguimentos. O que para ele é muito coerente, afinal essas escolas oferecem uma prática contínua do idioma que não é possível com o curso online, por isso precisam de uma dedicação maior do aluno. “A desvantagem das aulas não presenciais é que o aluno não irá vivenciar o idioma que ele está aprendendo”, declara Marcos.