Weby shortcut
4884

Cais é o caos

Precisar da saúde pública e não encontrar o serviço, esse é um dilema de muitos goianienses.

 

Por Tallita Guimarães

É só dar uma volta pelos Cais de Goiânia que é possível encontrar várias pessoas insatisfeitas com o serviço de saúde. Os Centros de Apoio Integral à Saúde estão lotados e a queixa das pacientes é sempre a mesma: falta de médico. Alguns pacientes chegaram a esperar por até doze horas para serem atendidos no Cais do Setor Novo Mundo.

“Eu cheguei por volta de 9h e agora já são quase 20h40. A gente fica com fome, sem almoçar, sem lanchar e passando mal”, relata a comerciante Berenice Maria da Silva. Berenice, de 58 anos, já teve derrame e está sentindo fortes dores na cabeça e com pressão alta. Segundo os familiares da comerciante, cansada de esperar, Berenice aguardava atendimento dormindo em um banco ao lado de fora do Cais do Setor Novo Mundo.

Outro problema relatado pelos pacientes que estavam no Cais Urias Magalhães, em Goiânia, é que além de esperar horas para ser atendido, nenhum funcionário justifica a ausência de médicos. “Eles não falam nada pra gente! Só pedem pra ficarmos aqui sentados esperando. Esperando? Eu estou passando mal há horas”, reclama o lavrador João Divino Reis. A direção da unidade do Cais Urias Magalhães informou que o quadro de funcionários, formado por três clínicos e um pediatra estava completo.

Resposta da Prefeitura

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informou a contratação de novos médicos para entrarem no quadro da SMS. Segundo o secretário municipal de saúde de Goiânia, Fernando Machado, o déficit de profissionais médicos gira em torno de 15%. De acordo com o secretário, existe uma alta rotatividade dos médicos na rede.

Fernando Machado aponta uma das soluções para reduzir o tempo de espera dos usuários depende também de uma classificação de risco. Ele explica que a população deveria procurar unidades de saúde menores, como postos de Saúde da Família que são referência em atendimento básico. Assim, descongestionaria os grandes volumes nos Cais.

 

Listar Todas Voltar