Weby shortcut
4884

Medidas para preservação das nascentes e mananciais

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções

Por Thaís Cruz

 A água é um recurso natural insubstituível para a manutenção da vida saudável e bem estar das pessoas, além de ser essencial para a agricultura e outros setores da economia. Nos últimos anos o desmatamento de encostas e das matas ciliares, uso inadequado dos solosvem contribuindo para a diminuição e qualidade da água.

Algumas medidas põem ser adotadas para a recuperação e preservação das nascentes e mananciais, como a conservação do solo, que é o plantio em curva de nível, ou seja, uma linha de plantas que formam uma barreira que diminui a velocidade da enxurrada, construção de locais apropriados para o descarte de embalagens ou agrotóxicos, construção de cercas fechando a área da nascente num raio de 30 a 50 metros á partir do olho d’água a vegetação em torno das nascentes funciona como barreira viva na contenção da água proveniente das enxurradas.

Essas medidas além de preserva as nascentes e curso d’água são essenciais para o equilíbrio do ecossistema. E tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer uma escassez em várias regiões do planeta, a falta da água terá conseqüências indesejáveis.

Mais informações sobre nascentes contaminadas e outros meios de preservação acessem o site  http://www.semarhtemplate.go.gov.br/

nascente

Fonte : facomb

Listar Todas Voltar