Aberta inscrição para o SiSu

Estudantes que fizeram o Enem 2012 tem até sexta-feira para concorrer a mais de 39 mil vagas em instituições públicas de ensino superior

Luiza Mylena

O MEC Ministério da Educação, anunciou ontem, segunda-feira dia 10, que as inscrições do SiSu  para ingresso no segundo semestre de 2013 foram abertas para quem participou dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012.

Segundo o site do MEC, foram realizadas mais de 500 mil inscrições nas primeiras horas, mas os estudantes podem fazer quantas inscrições quiserem, sendo a última que valerá para a seleção. As notas de corte já estão disponíveis no site do SiSu e com elas os estudantes podem comparar suas notas e escolherem as vagas por curso, estado, município e instituição.

Datas

Os inscritos poderão conferir o resultado do SiSu na segunda-feira, dia 17, quando será divulgado a lista de primeira chamada do processo seletivo. Os convocados terão os dias 21, 24 e 25 para fazerem a matrícula nas instituições e os que desejarem poderão esperar a segunda chamada que será divulgada no dia 1º de julho

Enem 2013

A edição deste ano acontecerá nos dia 26 e 27 de outubro e servirá como forma de ingresso nas instituições públicas, obtenção de bolsa em instituições particulares pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos) e serve, ainda, como certificado de conclusão de ensino médio para participantes maiores de 18 anos.

O novo formato do Enem passou a funcionar em 2009, quando a edição da prova passou por escândalo de vazamento o que obrigou o Ministério da Educação a cancelar a prova, a três dias da aplicação, e aplicar uma segunda versão.

Na edição de 2012 o que chamou a atenção foi o conteúdo das redações da prova. Os candidatos obtiveram notas satisfatórias escrevendo conteúdo que não se relacionavam com o tema da redação e causou polêmica entre outros participantes que não tiveram boas notas, além de ter virado assunto de piadas pelas redes sociais.

Fonte : Facomb