Weby shortcut
4884

Blogs literários são sucesso na internet

Linguagem acessível e possibilidade de trocar ideias sobre livros atrai os fãs de literatura

 

 

 

Por Laysse Sanches

 

As resenhas de livros na web têm chamado a atenção de leitores e editoras. Escritas por pessoas comuns, o grande diferencial dessas críticas postadas em blogs é a forma simples e muitas vezes bem humorada como são elaboradas, além da facilidade de discussão proporcionada pela ferramenta online.

 

Essas características têm feito com que a visita a esses blogs se torne um costume para muitas pessoas. “Assim como leio notícias e manchetes, sempre dou uma olhada nos blogs”, afirma a professora de inglês Eliane Lee. A revisora Maria Rita Meneses comenta “quando quero ler um determinado livro e acho que a resenha na contracapa ainda não me diz muita coisa, corro para blogs que confio e vejo se a leitura vale ou não a pena”.

 

Os blogs literários oferecem ainda uma boa oportunidade de troca de opiniões, sugestões e dicas. Jessica Asato, dona do Di Moça (ex Meine Liege), diz que os visitantes trazem questionamentos aos quais ela procura sempre responder em seus posts e que essa interação já pulou até mesmo para a vida real. “Em 2011 tive a oportunidade de conhecer pessoalmente alguns leitores que tive contato a partir do blog na Bienal do Livro no Rio de Janeiro”, conta.

 

Nathália Barros, estudante de jornalismo, também costuma visitar blogs literários e diz que já descobriu vários autores que gosta através deles, ela diz ainda preferir as resenhas na web a críticas especializadas. “A verdade é que leio muito mais blogs por causa do seu tom informal, leve e próximo. Críticas especializadas, eu leio depois. Sem falar que, quando um blogueiro tem um gosto parecido com o meu, sei que vou gostar do livro”, afirma.

 

 

Blogs literários e mercado editorial

 

Os blogs também têm despertado o interesse de editoras, que veem nesses instrumentos uma forma de estar mais perto dos leitores e de divulgar seus autores e livros. Jessica diz que “os blogs literários não apenas influenciam o mercado editorial, mas também servem de base e suporte para as editoras. Eles funcionam como verdadeiras ferramentas de marketing e oferecem parâmetros sólidos para as editoras direcionarem seus produtos. 

 

A responsável pelo marketing da editora Intrínseca, Luíza Lewkowicz, conta que “os blogueiros são como braços da editora, extensão dos nossos canais de comunicação”. “Cada resenha postada funciona como publicidade para o livro, com a diferença de que os blogs são espaços abertos para comentários e interação diretamente com os nossos leitores. A força disso é enorme.

 

Fonte : Facomb

Categorias : Cultura Tecnologia

Listar Todas Voltar