O Beisebol no Brasil

Modalidade tenta conquistar espaço entre os brasileiros e em torneios internacionais

Karla Araujo

O Beisebol é um esporte muito popular nos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Cuba. Porém, no Brasil, poucas pessoas conhecem as regras e o significado de termos como catcher, bunt ou bullpen, típicos do desporto.

A modalidade chegou ao Brasil no século 20 com imigrantes os japoneses. Os membros da colônia japonesa jogavam Beisebol em dias de folga. As partidas aconteciam em qualquer local aberto, até mesmo em campos de futebol, e com materiais produzidos de forma artesanal.

No Brasil, a associação responsável por administrar o desporto é a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), que tem colocado entre seus objetivos a divulgar e, principalmente, massificar o esporte no país. De acordo com a Confederação, a divulgação têm trazido resultados como o reconhecimento internacional, já que nos campeonatos disputados fora do país, o Brasil é visto com apreço pelos adversários.

Neste ano a seleção brasileira de Beisebol estreou na sua inédita vaga para o World Baseball Classic, o Mundial de beisebol. Porém, o país encerrou a participação no campeonato sem vitórias.

Paixão

Uma jovem estudante japonesa, Kumiko Takashima, esteve no Brasil em 2004 para levantar dados históricos e informações sobre o Beisebol no país, com o objetivo de compor seu trabalho de conclusão de curso na Universidade dos Estudos Estrangeiros de Tóquio.

Takashima afirmou, em entrevista ao site da CBBS que o Beisebol aqui é movido por paixão, já que as condições para a prática do esporte mudaram por iniciativa dos poucos que queriam disputar as partidas. “Eles mesmos fizeram bolas, tacos e jogavam de forma improvisada nos campos de futebol. E digo que essa paixão e amor pelo beisebol existem até hoje”, afirma.

Como se joga?

O esporte consiste em marcar pontos (runs). O campo é um semicírculo, com um quadrado inserido. As bases ficam posicionadas nos pontos de encontro entre o quadrado e o semicírculo. Cada uma das duas equipes possui 9 jogadores.

O jogo funciona da seguinte forma: o pintcher (lançador) deve arremessar (em três chances) a bola, passando pelo batedor (runner). Atrás deste fica o apanhador, da mesma equipe do arremessador, chamado de catcher. O rebatedor deve acertar a bola, jogando-a para longe, e correr para as bases. Quando a bola é jogada para fora do estádio, é considerado o home run e vale um ponto. Os interceptadores do time adversário (fielders) devem pegar a bola e jogar na direção das bases para os jogadores de sua equipe, para evitar o progresso do batedor. Caso o batedor consiga percorrer todas as bases, o ponto é computado.

O jogo inteiro é composto de 9 turnos (ataque e defesa alternados). Cada turno termina quando os três batedores são substituídos. Isto ocorre quando o ponto não é marcado.

Fonte : Facomb