Weby shortcut
4884

Brasil diminui emissão de gases do efeito estufa através de mudança de uso da terra

O país teve uma diminuição de 76% das emissões de gases do efeito estufa no período de 2005 até 2010

Pedro Marinho

Um dos assuntos que mais geram discussões no mundo é o problema do efeito estufa. Os países fazem inúmeras reuniões para tentar diminuir a emissão de gases prejudiciais para o meio ambiente. O Brasil teve uma evolução nesse quesito no período de 2005 até 2010, quando o país reduziu 76,1% de suas emissões de gases do efeito estufa em mudança de uso da terra.

Esse número foi divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que ainda divulgou que esse número afetou setores da economia como agropecuária, energia, processos indústrias e tratamento de resíduos, onde todos sofreram acréscimos. O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Carlos Nobre, gostou dessa melhora e afirma que os números estão melhorando a cada dia.

“Realmente a boa notícia da mitigação tem sido a redução dos desmatamentos da região tropical. Os desmatamentos tropicais têm diminuído na Amazônia como um todo. Há 15 anos, o setor chegava a ocupar até 25% das emissões globais, mas hoje a proporção não passa de 9%, com tendência a diminuir”, disse o secretário.

Importância

Carlos Nobre ressalta que o Brasil tem contribuído de forma considerável para a diminuição desses efeitos nos últimos anos. “O Brasil hoje não fala só em princípio, mas como um país com uma importante contribuição nos últimos anos à mitigação desses efeitos, com muito mais autoridade para realmente cobrar responsabilidade dos outros”, declarou.

A diretora de Políticas e Programas Temáticos do MCTI, Mercedes Bustamante, considera que esse processo tem sido positivo para o crescimento do país. “Inventários confiáveis representam uma ferramenta fundamental para o acompanhamento da Política Nacional sobre a Mudança do Clima. O relatório pode abrir novas opções de mitigação, permitir monitorar a eficácia das políticas públicas e ajudar a desenhar cenários”, frisou.

Categorias : Ciência e Tecnologia

Listar Todas Voltar