Enem tem recorde de inscritos em 2013; número aumenta em mais de 20%

Exame Nacional do Ensino Médio é mais procurado esse ano do que em 2012 devido às mudanças realizadas em relação ao vestibular

Pedro Marinho

As universidades federais pelo Brasil estão sofrendo mudanças na estrutura do vestibular e a maioria delas está deixando de aplicar a prova tradicional e aderindo apenas à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é aplicado em todo país pelo Ministério da Educação. Após fazer a prova, o aluno deverá entra no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e fazer a matrícula no curso desejado de acordo com a nota obtida.

Nesse ano, foram 7.173.574 inscritos confirmados no Enem, superando o total de 5.791.290 confirmados em 2012. Desse número, 784.830 irão fazer a prova para receber o certificado do ensino médio. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acredita que esse sistema estimula as pessoas a estudar. “É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais. Quando construímos políticas públicas e damos oportunidade para as pessoas, a resposta é essa”, disse.

O aumento de estudantes inscritos foi constatado em todos os estados do país. O estado que mais cresceu foi o Amapá, com um aumento de inscrições de 63% de 2012 para 2013. Registraram grandes aumentos os estados de Tocantins, com 45%, e Ceará, com 44%. A região que teve o maior número de inscritos foi a Sudeste, com 36%, e em seguida aparece o Nordeste com 33%.

Taxa

De todos os estudantes que se inscreveram para fazer a prova, aproximadamente dois milhões pagaram a taxa de R$ 35. As pessoas que estão matriculadas na escola de rede pública ou com participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo foram dispensadas do pagamento da taxa.

A prova do Enem será realizada nos dias 26 e 27 em um final de semana do mês de outubro. O exame terá início às 13h, horário de Brasília. Os portões de entrada serão abertos uma hora antes, às 12h, horário de Brasília. O individuo que chegar após às 13h não poderá entrar no prédio e automaticamente não poderá fazer a prova.

Categorias : Educação