Weby shortcut
4884
Transparência

Saiba quanto o seu amigo funcionário público ganha

Lei de Acesso à Informação obriga todos os entes governamentais a disponibilizar folha de pagamento na web

 

Aquele seu amigo, vizinho ou mero conhecido que passou em um concurso público e arrota estabilidade. Sabe quando ele realmente ganha?

 

Devido a Lei de Acesso à Informação, sancionada em 2012, todos os entes governamentais são obrigados a disponibilizar em seus portais oficiais a relação de servidores, lotação e remuneração.

 

Em Goiás, a Secretaria de Gestão e Planejamento, desde o ano passado, divulga mensalmente os vencimentos de todo o quadro de pessoal do Estado. As prefeitura de Goiânia e Anápolis e fazem o mesmo desde o início do ano.

 

Para visualizar essas informações em outros órgãos e prefeituras, o procedimento é, basicamente, o mesmo.  Basta clicar no link “Acesso à Informação” e acessar o ícone “Folha de Pagamento”.

 

Transparência

 

Além de trazer ao conhecimento da população os gastos com folha de pagamento, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), que completou um ano em maio, obriga, desde 2012, todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais (em cidades com população igual ou superior a 10 mil habitantes) a implementarem a cultura da transparência de gastos e arrecadação em seus portais eletrônicos.

 

A presidente Dilma Rousseff, disse à época da aprovação da Lei, que a medida inibiria o costume do mal uso do dinheiro público. “ Fiscalização, controle e avaliação são a base de uma ação pública ética e honesta”, defendeu.

Fonte : Facomb

Listar Todas Voltar