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A eterna briga com a balança

Para ter uma vida saudável os excessos devem ser eliminados do cardápio e a atividade física é obrigatória

Layane Palhares

Estar acima ou abaixo do peso adequado, à primeira vista pode parecer apenas um problema estético, de pouca importância e que não irá acarretar nenhum malefício em longo prazo. Quem nunca tentou fazer uma dieta e se frustrou ao subir em uma balança e perceber que o esforço foi em vão?

O excesso de peso, dependendo do grau, gera sérios danos à saúde da pessoa como hipertensão, diabetes, artrose, síndrome metabólica, infarto, derrame, entre outros. Apesar do risco, grande parte das pessoas que se encontram nessa situação ignoram as consequências de estar fora do peso ideal.

'Mas você não tem força de vontade', 'É só fechar a boca', 'Deixa de preguiça'. Essas frases resumem o desconhecimento geral em relação às dificuldades para combater a obesidade. A dificuldade para emagrecer é a mesma que o viciado encontra para sair das drogas ou do álcool.

Perder peso não é uma simples questão de força de vontade. Significa uma grande mudança de postura perante o outro e a si mesmo. Trata-se de uma patologia séria e que envolve diversos fatores tanto fisiológicos, como genéticos e emocionais. Por isso, deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar composta por médico, nutricionista, educador físico e psicólogo.

Para a Nutricionista, Lorena Andrade, é muito importante traçar um objetivo e procurar ajuda de profissionais sérios para acompanhá-lo neste processo. “Quem deseja emagrecer deve optar por exercícios aeróbicos por, no mínimo, três vezes por semana. Já para quem quer aumentar o manequim, é possível recorrer à musculação ou outra atividade voltada ao ganho de massa muscular”, afirma ela.

Alguns hábitos podem fazer toda diferença:

- evite os alimentos ricos em açúcares e gorduras;

- prefira comidas cozidas, assadas ou grelhadas, ao invés de fritas;

- frutas ou doces de frutas são sempre mais saudáveis, se comparados a sobremesas com excesso de açúcar e gorduras;

- estabeleça horários para suas refeições.


 

Fonte : Facomb

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