face

Febre das publicações anônimas chega à UFG

Páginas em redes sociais que publicam mensagens sem lhes atribuir identificação está trazendo uma novo tipo de relação que parte do real, indo para o virtual e voltando para o real.

Luiza Mylena

A palavra spotted, do inglês, significa “suspeito”, mas nas redes sociais ela ganhou um novo significado. Hoje, spotted remete à declaração, mas não qualquer tipo de declaração, declarações em anônimo, sejam elas quais for.

As declarações mais comuns são de amor ou de pessoas que procuram por uma pessoa que toparam na rua, no ônibus ou na universidade. É uma nova forma de se relacionar com a realidade e também com o meio virtual.

Atualmente, várias universidades brasileiras aderiram à moda. Sejam públicas, particulares, de pequeno ou grande porte é quase certo que você encontrará uma forma de declaração anônima na rede. A coisa é tão séria que na PUC-RIO, foi promovida até uma festa recentemente baseada no Spotted da universidade, as declarações deixaram de ser virtuais e foram feitas cara-a-cara.

A UFG não ficou atrás, o Spotted UFG, que criou a página no Facebook em 18 de abril, já tem centenas de post's. As postagens são tão variados que os administradores até criaram divisões como o “Pedreiro Poeteiro”, em que os mais inspirados fazem belas declarações de amor, e até uma seção de “Achados e Perdidos”, onde os estudantes anunciam materiais encontrados pelo Câmpus.

De onde veio?

O surgimento das páginas spotted ainda é meio incerto, já que é um fenômeno recente, mas o início parece estar relacionado à universidades europeias, que criaram as primeiras páginas do estilo. Ao contrário do que é feito no Brasil, eles eram mais voltados às publicação de situações inusitadas que os usuários haviam visto, do que especificamente publicações com declarações amorosas.

Assim como o spotted, surgiram as páginas secrets, que no Brasil viraram as Páginas Segredo. O princípio é o mesmo, os usuários fazem postagens em anônimo, mas dos mais variados tipo, pensamentos, sentimentos que têm em como o caráter muito pessoal e a vantagem do anonimato.

A UFG ainda não tem uma página de segredos, mas parece que não tardará a aparecer, já que vários tipos de postagens já feitos no Spotted UFG parecem estar mais ligados à confidencialidades do que à declarações de amor.

Duas faces de uma mesma moeda

Tem quem veja este nova forma de se relacionar como um correio elegante do século XXI, mas já existe o pensamento de um novo tipo de ciber-bulling. Por enquanto, parece que só o amor e a diversão prevalece no Spotted UFG. E você, já mandou sua cantada hoje?

Fonte : Facomb