Weby shortcut
4884
Fundação Casa Jorge Amado

Vida e obra Jorge Amado

Muitos pensam que toda história de Jorge Amado está Ilhéus-BA, mas é em Salvador que se encontra o acervo bibliográfico e as obras do escritor. Na Fundação Casa Jorge Amado, localizada em Salvador-BA.

 

 

Por: Thaís Cruz

Jorge Amado foi um dos escritores mais traduzidos escritores brasileiros, com um grande numero de obras adaptadas para televisão, ele foi autor de sucessos como Gabriela telenovela exibida pela teve globo em 1975 com a atriz Sônia Braga no papel principal, e um remake da mesma em 2012 onde exibida pela emissora onde a atriz Juliana Paes foi a protagonista. O acervo bibliografico do autor estão disponíveis na Fundação Casa Jorge Amado.

 

escritor Jorge Amado

 

A fundação

Em 1984 a fundação foi criada, com o objetivo de guarda e preserva todo o acervo do escritor. A Casa Jorge Amado além de um importante ponto turisco na cidade de Salvador é também se encontra todo o acervo bibliográfico, obras do autor. É também uma instituição cultural diversas atividades e um núcleo de pesquisa sobre a cultura baiana.

A fundação é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, o escritor Jorge Amado teve várias propostas para fazer a doação do seu acervo a instituições no Brasil e no exterior para que suas obras fossem preservadas e usadas para pesquisas, porém a sua esposa, Zélia Gattai se opunha a ideia afirmando que todas as obras pertenciam aos baianos, sendo assim na Bahia que deveriam permanecer todo o acervo.

 

Visitação

A Casa de Jorge Amado conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, suas apropriações populares, adaptações e objetos relacionados.

Também estão expostos prêmios recebidos por Jorge e fotos tomadas por Zélia Gattai, documentando o dia-a-dia do autor. Para a visitação a casa é cobrado pela entrada um valor de R$3,00 e as quartas-feira a entrada é franca para todos. A fundação se localiza no Largo do Pelourinho em Salvador, na Bahia, então quando for visitar a cidade não deixe de ir conhecer a fundação, que além de preserva a historia de vida a e obra de um dos mais importantes autores do país tem muito sobre a arte e a cultura baiana.

Fonte : Facomb

Categorias : Cultura Curiosidades

Listar Todas Voltar